DestaqueNotíciasRevista

Orgulho e Preconceito é o livro do mês de abril da coluna Bora Ler

Conteúdo é exibido exclusivamente nas redes sociais de Fapeal em Revista, saiba detalhes

Deriky Pereira

Uma história que se passa no século 18 sobre as cinco irmãs Bennet que viviam numa área rural do interior da Inglaterra. Esse é o ponto de partida do livro Orgulho e Preconceito, escrito por Jane Austen. Considerado uma de suas obras mais famosas, a publicação ganha destaque neste mês de abril na coluna Bora Ler, apresentada por Manoella Neves.

Publicado pela primeira vez em 1813, mas finalizada em 1797, o livro de Jane Austen ganhou o mundo antes mesmo de ela completar 21 anos. Mas isso não foi impedimento para que a autora tocasse em pontos considerados delicados para a época, tais como a ascendência social e o confronto com o desprezo social; equívocos e julgamentos antecipados, além do encontro do orgulho com o preconceito que, inclusive, embasa o romance dos protagonistas, Mr. Darcy e Elizabeth Bennet.

Mas não para por aí: durante o episódio, gravado em duas partes nos bairros de Jaraguá e também no Farol, em Maceió, Manoella Neves apresenta a questão central do livro: a sucessão em uma família sem herdeiros homens, dentro de uma sociedade patriarcal, onde o casamento era fundamental para as mulheres.

“Minha escolha por este livro se deu, primeiramente, por ser de um clássico de uma autora, de uma mulher. Em todas as temporadas busco trazer clássicos e mostrar como eles são contemporâneos. Orgulho e Preconceito aborda sobre a luta feminina por uma vida digna, por espaço. Traz uma protagonista autêntica, com espirito independente – além ser uma grande leitura. É uma história com personagens inspiradoras. Não tinha como não trazer esta dica para nossa coluna”, explicou Manoella ao justificar a escolha da obra.

Clique aqui e confira o episódio divulgado nesta quinta (11).