Notícias

Presidente da Fapeal profere palestra de aniversário da Acale

O Professor Fábio Guedes apresentou a Fapeal na Academia Alagoana de Educação

Naísia Xavier – texto
João Monteiro – fotos

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) foi o assunto da palestra em comemoração dos sete anos de existência da Academia Alagoana de Educação (Acale), no fim da tarde desta quinta, 25, na sede do Arquivo Público de Alagoas (APA).

O professor Fábio Guedes, presidente da fundação, apresentou o tema “A Contribuição da Fapeal à Educação Básica e ao Ensino Superior em Alagoas”, para uma palestra de 15 acadêmicos, e convidados selecionados, incluindo gestores do Governo do Estado e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Professora Ana Dayse Dórea

O convite veio da professora Ana Dayse Dórea, que preside a academia: “Nós estamos num momento muito interessante, hoje, para discutir educação no estado, porque temos o resultado Ideb, muito satisfatório, e isso tem tudo a ver com a política que o estado vem adotando ao longo desses últimos anos”, declarou a reitora honorária da Ufal.

Em sua apresentação, o professor Fábio Guedes começou mostrando dados significativos de sua atuação enquanto secretario de educação, durante a pandemia (entre outubro de 2020 e maio de 2021). “Foi um momento muito difícil, mas superamos. O pior disso, foi superar esse desafio, em Alagoas, com as nossas próprias pernas, porque não tinha direção nenhuma do governo federal para a gente trabalhar. Todos os instrumentos, documentos, regulamentações, decretos de funcionamento, tudo sobre como a gente poderia atuar dentro da pandemia foi construído dentro da Secretaria de Educação, não foi construído fora. Não tivemos orientação, mas saltamos esse grande e complexo desafio”, relembrou o gestor.

Ele também apresentou o conjunto das Faps no Brasil, as políticas de financiamento e os resultados mais significativos da Fapeal no contexto do Brasil e do Nordeste, além dos programas nos quais a Fundação tem colaborado com o Governo de Alagoas e com a Secretaria de Estado de Educação para a melhoria do Ensino Médio e despertamento de vocações científicas e empreendedoras nos estudantes (Professor Mentor e Pibic Jr).

Professora Mara Ribeiro e Reitor Henrique Costa

Também estiveram presentes na ocasião: o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique Costa, e a sua pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Mara Ribeiro, que é acadêmica da Acale; a Secretária Executiva de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Roseane Vasconcelos, e Vera Pontes, coordenadora da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Ao final, ocorreu um momento de diálogo aberto, onde o professor Fábio Guedes respondeu perguntas dos acadêmicos, muitos dos quais conheciam fatos históricos da Fapeal e dividiram suas memórias com ele, Guedes, e com os demais participantes. Três das acadêmicas presentes, inclusive, ocuparam cargos de diretoria na Fapeal.

Na ocasião, ainda foi anunciado Edital da Acale para preenchimento de seis das 40 vagas para acadêmicos.

Professor Fábio Guedes Gomes, na sede do Arquivo Público de Alagoas