Upgrade otimiza ajuda na rotina das tarefas domésticas
Tárcila Cabral – texto
João Monteiro – fotos
Foi lançada na sexta-feira (13), a versão 2.0 da plataforma de gerenciamento do lar e tarefas domésticas, Mordomo Digital. A startup é apoiada pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), por meio dos editais conjuntos voltados ao empreendedorismo, como é o caso do Programa Centelha Alagoas, OxeTech Work e Mentoring Team.
A Mordomo Digital entrou no mercado em 2020. A CEO Morgana Moraes explica que de lá para cá eles ouviram muitos feedbacks e superaram alguns gargalos, mas que tudo isso só foi possível graças ao apoio do Governo de Alagoas.
“Por meio dos subsídios, do programa Centelha, das mentorias, da contratação de dois bolsistas desenvolvedores pelo OxeTech, nós conseguimos acelerar o processo de produção do novo produto e o app hoje é um Mordomo 2.0. A gente saiu do MVP (mínimo produto viável) para uma versão que ouviu os clientes e mentores, e pôde implantar o design thinking”, frisou Morgana, referindo-se à metodologias para desenvolver soluções inovadoras com foco na experiência do usuário.
Mudanças na segunda versão
De acordo com Morgana Moraes, na primeira versão, a plataforma entregava uma lista de tarefas que podia ser compartilhada via Whatsapp com alguém, mas partindo-se apenas de um usuário. Já na versão 2.0, o gestor do lar pode ter vários usuários com logins independentes, que distribuem tarefas entre eles.
“Cada membro tem as check lists independentes, contam com uma estrutura gamificada para incentivá-los no compartilhamento de tarefas, e conseguem compartilhá-las com filhos, cônjuges e parceiros, pra que a rotina não se torne exclusiva de uma única pessoa”, detalhou.
Algo importante, que também passou por mudanças, foi o recurso de diárias para faxineiras, readequado para aumentar o número e organizar as necessidades dentro de cada arrumação. Antes era possível ter acesso a apenas um dia de limpeza por semana, e agora pode organizar no App as orientações para dois e três dias.
Nesta evolução, a equipe inseriu igualmente novas funções no Mordomo Digital, para quando o aplicativo for notificar uma limpeza periódica, como uma dedetização, lavagem de sofá ou limpeza de filtro de ar condicionado. A proposta é poder entregar simultaneamente, por geolocalização, fornecedores e prestadores de serviço próximos aos usuários. Assim, eles visam aliar praticidade com a evolução tecnológica dos serviços.
Apoio
Além do Governo de Alagoas, a startup também recebeu apoio significativo de outras instituições. Morgana ressaltou a importância de participar de um programa como o Mentoring Team para impulsionar o projeto.
“O time do Mentoring foi essencial, porque a gente agregou mentores que conheceram em profundidade as dificuldades e necessidades da startup. Então, eu tive capacitações com todos eles juntos numa reunião, contei com mentorias individuais semanalmente, fui ajudada pelo pessoal do financeiro, da tecnologia, das vendas, e eles orientaram especificamente dentro da nossa realidade, ao contrário de outros programas que participamos de mentorias coletivas e por vídeo”, abordou a gestora.
Segundo a coordenadora do time de mentores do Governo de Alagoas, Renata Barreto, o importante no processo de crescimento da empresa é saber acolher as orientações e persistir diante das adversidades. Ela parabenizou os gestores e desejou sucesso para o negócio nesta nova etapa.
“Quando a gente lembra da ‘Mordomo’ pensamos: quem aí não precisa nessa jornada no dia a dia da vida, conseguir conciliar o seu trabalho, a sua profissão e também ter um lar organizado, saudável, que a gente consiga estar em paz quando chegar em casa para dormir? Então, a gente só tem mesmo que agradecer pela confiança no nosso trabalho e dar os parabéns para toda a equipe”, reforçou a profissional.
Para os usuários, as perspectivas de crescimento também foram sentidas, pois eles têm utilizado a plataforma com mais recorrência, analisando ainda a utilidade das ferramentas implementadas.
“Sou usuária desde o lançamento da primeira versão. A função que eu mais utilizo é a lista de compras, que faço semanalmente e levo até o supermercado, assim eu consegui abolir a lista de papel da minha vida. Mas também uso outra ferramenta, a do cronograma de atividades com a diarista. Ela vai uma vez por semana lá em casa e eu acho ótimo, porque desde o início o aplicativo monta as tarefas de acordo com os cômodos da minha casa, e dessa forma a diarista consegue acompanhar todos os meus pedidos”, explicou a consumidora Rosemilia Milito.
A equipe finalizou citando um dos principais objetivos da plataforma: tornar o dia a dia mais leve e com mais tempo de qualidade para se compartilhar em família.