Upgrade otimiza ajuda na rotina das tarefas domésticas
Tárcila Cabral – texto
João Monteiro – fotos
Foi lançada na sexta-feira (13), a versão 2.0 da plataforma de gerenciamento do lar e tarefas domésticas, Mordomo Digital. A startup é apoiada pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), por meio dos editais conjuntos voltados ao empreendedorismo, como é o caso do Programa Centelha Alagoas, OxeTech Work e Mentoring Team.
A Mordomo Digital entrou no mercado em 2020. A CEO Morgana Moraes explica que de lá para cá eles ouviram muitos feedbacks e superaram alguns gargalos, mas que tudo isso só foi possível graças ao apoio do Governo de Alagoas.
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“Por meio dos subsídios, do programa Centelha, das mentorias, da contratação de dois bolsistas desenvolvedores pelo OxeTech, nós conseguimos acelerar o processo de produção do novo produto e o app hoje é um Mordomo 2.0. A gente saiu do MVP (mínimo produto viável) para uma versão que ouviu os clientes e mentores, e pôde implantar o design thinking”, frisou Morgana, referindo-se à metodologias para desenvolver soluções inovadoras com foco na experiência do usuário.
Mudanças na segunda versão
De acordo com Morgana Moraes, na primeira versão, a plataforma entregava uma lista de tarefas que podia ser compartilhada via Whatsapp com alguém, mas partindo-se apenas de um usuário. Já na versão 2.0, o gestor do lar pode ter vários usuários com logins independentes, que distribuem tarefas entre eles.
“Cada membro tem as check lists independentes, contam com uma estrutura gamificada para incentivá-los no compartilhamento de tarefas, e conseguem compartilhá-las com filhos, cônjuges e parceiros, pra que a rotina não se torne exclusiva de uma única pessoa”, detalhou.
Algo importante, que também passou por mudanças, foi o recurso de diárias para faxineiras, readequado para aumentar o número e organizar as necessidades dentro de cada arrumação. Antes era possível ter acesso a apenas um dia de limpeza por semana, e agora pode organizar no App as orientações para dois e três dias.
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Nesta evolução, a equipe inseriu igualmente novas funções no Mordomo Digital, para quando o aplicativo for notificar uma limpeza periódica, como uma dedetização, lavagem de sofá ou limpeza de filtro de ar condicionado. A proposta é poder entregar simultaneamente, por geolocalização, fornecedores e prestadores de serviço próximos aos usuários. Assim, eles visam aliar praticidade com a evolução tecnológica dos serviços.
Apoio
Além do Governo de Alagoas, a startup também recebeu apoio significativo de outras instituições. Morgana ressaltou a importância de participar de um programa como o Mentoring Team para impulsionar o projeto.
“O time do Mentoring foi essencial, porque a gente agregou mentores que conheceram em profundidade as dificuldades e necessidades da startup. Então, eu tive capacitações com todos eles juntos numa reunião, contei com mentorias individuais semanalmente, fui ajudada pelo pessoal do financeiro, da tecnologia, das vendas, e eles orientaram especificamente dentro da nossa realidade, ao contrário de outros programas que participamos de mentorias coletivas e por vídeo”, abordou a gestora.
Segundo a coordenadora do time de mentores do Governo de Alagoas, Renata Barreto, o importante no processo de crescimento da empresa é saber acolher as orientações e persistir diante das adversidades. Ela parabenizou os gestores e desejou sucesso para o negócio nesta nova etapa.
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“Quando a gente lembra da ‘Mordomo’ pensamos: quem aí não precisa nessa jornada no dia a dia da vida, conseguir conciliar o seu trabalho, a sua profissão e também ter um lar organizado, saudável, que a gente consiga estar em paz quando chegar em casa para dormir? Então, a gente só tem mesmo que agradecer pela confiança no nosso trabalho e dar os parabéns para toda a equipe”, reforçou a profissional.
Para os usuários, as perspectivas de crescimento também foram sentidas, pois eles têm utilizado a plataforma com mais recorrência, analisando ainda a utilidade das ferramentas implementadas.
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“Sou usuária desde o lançamento da primeira versão. A função que eu mais utilizo é a lista de compras, que faço semanalmente e levo até o supermercado, assim eu consegui abolir a lista de papel da minha vida. Mas também uso outra ferramenta, a do cronograma de atividades com a diarista. Ela vai uma vez por semana lá em casa e eu acho ótimo, porque desde o início o aplicativo monta as tarefas de acordo com os cômodos da minha casa, e dessa forma a diarista consegue acompanhar todos os meus pedidos”, explicou a consumidora Rosemilia Milito.
A equipe finalizou citando um dos principais objetivos da plataforma: tornar o dia a dia mais leve e com mais tempo de qualidade para se compartilhar em família.