DestaqueNotícias

Governo do Estado garante participação de 48 pesquisadores alagoanos em eventos científicos

Via Secti e Fapeal, Edital do Programa Mais Ciência, Mais Futuro leva ciência alagoana para 25 destinos, nacionais e internacionais

Tárcila Cabral / Ascom Fapeal

Mikhail Nilov / Creative Commons

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou o resultado da chamada de Auxílio à Participação em Reunião Científica no Brasil ou no Exterior (ARC). A ação contemplou 48 pesquisadores com recursos para intercâmbio em encontros técnico-científicos.

Dos trabalhos aprovados, 15 serão apresentados em outros países. A ciência feita em Alagoas vai a destinos situados na Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Turquia. Os eventos sediadas no Brasil também contemplam 10 estados e as mais diversas áreas do conhecimento, como Biologia, Economia, História, Física, Química, Saúde, Geometria, Linguística e transdisciplinaridades.

ENTENDA O PROGRAMA

O Edital de Apoio à Participação em Reunião Científica ARC paga parcial ou integralmente despesas de inscrição, transporte ou manutenção de professores-pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação (PPG) sediados em Alagoas. Seu objetivo é auxiliar os acadêmicos a apresentarem trabalhos de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação, originais e inéditos, e que tenham passado pelo crivo de seleção dos eventos, em congressos, seminários ou reuniões científicas, fora do estado e fora do Brasil, presencialmente.

O financiamento foi inteiramente do Governo de Alagoas, por meio do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e da Fapeal.

O apoio a 48 pesquisadores significa que esta edição da chamada pública encontra-se encerrada, devido ao emprego máximo dos recursos disponibilizados no edital.