Atração convocou apresentadores para fazerem retrospectiva e contar a história do projeto
Deriky Pereira
Com o avanço da tecnologia e da modernidade em torno dos aplicativos e dos celulares, realizar uma produção audiovisual parece cada vez mais fácil. No entanto, quando você vai à prática, percebe que não é bem assim. Com a produção do Minutos da Ciência não é diferente, mas ainda assim, o programa tem muitos motivos para celebrar. Um deles é o fato de chegar ao programa de número 200, gravado no início da semana e publicado justamente no dia de seu nascimento: 5 de junho. E o programa foi mais que especial.
Na edição, os apresentadores foram convocados para conversar com o público sobre o surgimento do projeto, que teve sua estreia em 5 de junho de 2020. Era apenas um piloto, mas fora aprovado e publicado. A boa repercussão incentivou a equipe a produzir mais um, mais dois, mais dez… E daí, não pararam mais. A cada sexta-feira, sempre a partir das 18h, os perfis de redes sociais de Fapeal (no Instagram) e Fapeal em Revista (Instagram e YouTube) disparavam aquele que, anos mais tarde, se tornaria referência para outros tantos programas produzidos e publicados em outros canais.
Outros temas como os especiais em alusão às mortes de Tom Veiga (Louro José) – com programa sobre o AVC – e Paulo Gustavo – com uma edição sobre a Terapia ECMO – e a cobertura de combate à desinformação, em especial no período da pandemia do novo coronavírus, foram outros destacados pelos apresentadores em conversa com o público.
A edição chegou ao fim marcada pelos agradecimentos voltados à equipe, aos pesquisadores e pesquisadoras das instituições de ensino, que sempre apoiam a produção do Minutos da Ciência, e ao público que acompanha semanalmente e foi responsável por fazer o programa alcançar a marca de mais de 277 mil visualizações em quase 600 minutos de programas produzidos e publicados.
Veja o episódio completo aqui.
Gravações intensificadas
Para que o programa de número 200 fosse publicado estrategicamente no dia do seu aniversário, foi realizado um planejamento com cerca de dois meses de antecedência. Com isso, a equipe precisou acelerar – e publicar – diversos outros programas, com temas dos mais variados, sempre voltados à popularização da Ciência.
O mês de maio, inclusive, ficou marcado pela intensa produção e publicação de programas: teve semana com exibição quase que diária. Mas tudo isso aconteceu por um bom motivo e, no final, a meta – com a publicação no número 200 no mesmo dia da edição piloto – foi atingida com sucesso.
Bastidores
Ainda como parte das comemorações de 200 edições, a equipe preparou um episódio especial, exibido mais cedo e no mesmo dia, com o que acontece por trás das câmeras do Minutos da Ciência.
Apesar de o programa ser exibido semanalmente, às sextas-feiras, a rotina começa cedo com a busca de pautas para as gravações e, durante o programa, os espectadores puderam ver um pouco dessa pré-produção, além de acompanhar parte dos ensaios e brincadeiras que ocorrem no backstage.
Para quem não viu, pode clicar aqui e conferir o episódio especial na íntegra.