DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Minutos da Ciência mostra como o aquecimento global pode afetar as horas do dia

Derretimento do gelo na Groenlândia e na Antártica está diminuindo a velocidade de rotação da Terra

Deriky Pereira

O que é o aquecimento global e como ele pode afetar as horas do dia? Esta é a pergunta que abre a edição de número 209 do Minutos da Ciência publicado na última sexta-feira (12) e que marca o início de uma série especial que visa falar de maneira mais popular e informal sobre o aquecimento global para a sociedade.

Em três episódios, o Minutos da Ciência vai abordar o tema, trazendo questionamentos, apontamentos e reflexões das mais variadas e, para começar, exibiu programa introdutório explicando de maneira simples e didática o significado do termo aquecimento global.

“É o aumento da temperatura do planeta, como dos oceanos ou da atmosfera, que pode se dar por meio de intensa atividade humana ou fatores naturais. Esse aumento se dá pela emissão de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono, dando origem ao efeito estufa”, explicaram as apresentadoras Tárcila Cabral e Manoella Neves, respectivamente.

Um dos primeiros relógios atômicos ‘maser’, em meados dos anos 1950 (Foto: Reprodução/BBC Brasil/Getty Images)

Mas o programa atinge o ápice quando o grande questionamento da edição é revelado: o aquecimento global vem causando alterações no planeta de maneira intensa e uma delas, a partir de estudo publicado na revista Nature, mostrou que afeta o tempo, ou melhor, as horas.

“O estudo descobriu que o derretimento das camadas de gelo na Groenlândia e na Antártica está diminuindo a velocidade de rotação da Terra – e influenciando no ajuste de tempo global. Esse derretimento está alterando a distribuição de massa na superfície do planeta, alterando a dinâmica entre o acoplamento do núcleo da Terra com sua crosta”, explicaram os apresentadores.

Interessante, né? Quer saber mais? Clique aqui e confira o programa na íntegra.