Bora LerDestaqueNotíciasRevista

O Púcaro Búlgaro é o livro do mês de julho da coluna Bora Ler

Publicação escrita por Campos de Carvalho mostra a saga de Hilário em busca de provar a existência da Bulgária e muito mais

Deriky Pereira

Manoella em gravação da coluna Bora Ler

Você sabe o que é um púcaro? É com essa pergunta que Manoella Neves abre o novo episódio da coluna Bora Ler que, neste mês de julho, apresenta o livro O Púcaro Búlgaro. Escrito pelo autor Campos de Carvalho, o livro mostra a saga do protagonista Hilário e a sua expedição que visa comprovar a existência da Bulgária.

Esse desejo ganha mais força quando o personagem visita, no verão de 1958, o Museu Histórico da Filadélfia e se vê impactado por um púcaro búlgaro. Assim, do nada. Ou melhor, com Campos de Carvalho, nada acontece por acaso. Mas mesmo dessa forma, o protagonista decide, então, comprovar a existência do país, pois os púcaros ele já sabe que são de verdade.

O livro, inclusive, parece um jogo de palavras em suas 335 páginas, atacando de uma forma irônica e, por vezes, ferina os valores tradicionais, os lugares comuns e as verdades prontas tudo com muito bom humor, uma característica do autor que é considerado também como o grande mestre do surrealismo no Brasil.

“O Púcaro Búlgaro é um livro que traz uma lógica não racional para questionar a realidade vivida com seus absurdos e incoerências. A literatura tem também esta função de irromper com uma lógica nos fazendo refletir o que está posto. Campos de Carvalho cumpre bem esta função nesta sua obra”, explicou Manoella Neves sobre a escolha do livro para este mês.

E mais: além da dica de leitura, Manoella ainda deixa breve explicação sobre a pergunta inicial sobre os púcaros. Clique aqui e confira o episódio inédito na íntegra.