Doença consiste numa inflamação que atinge as estruturas internas do pulmão, saiba detalhes
Deriky Pereira
O último sábado (17) ficou marcado pela morte do apresentador Silvio Santos, 93. Após 17 dias internado, Silvio perdeu a batalha para uma broncopneumonia após contrair o vírus da Influenza (H1N1). Pensando nisso, o Minutos da Ciência da última terça-feira (20) dedicou uma edição especial ao tema, com o objetivo de explicar o que é a doença, como o o quadro evoluiu e pode evoluir para ela, a quem ela pode acometer, públicos de risco e etc.
A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, em especial as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos, responsáveis pela troca de oxigênio com o sangue. A doença pode ser causada por conta de um vírus, um fungo ou mesmo uma bactéria que afete os pulmões, causando inflamação até que a ela se instale no órgão inteiro.
Além disso, a doença pode surgir a partir de outros problemas pulmonares não tratados corretamente, como a covid-19 ou até mesmo a gripe. No caso de Silvio Santos foi exatamente assim: o apresentador contraiu a gripe ainda em julho e precisou ser internado por alguns dias – por conta da idade avançada, Silvio, sua família e a equipe médica optaram pela internação. Poucos dias depois, Silvio recebeu alta, mas no dia 1º de agosto retornou ao hospital, pois o quadro evoluiu para a broncopneumonia.
“Para que o diagnóstico de broncopneumonia seja confirmado, é preciso realizar exames complementares, como o raio-X de tórax ou até mesmo uma broncoscopia”, explicou a apresentadora Tárcila Cabral. “Já o tratamento pode envolver medicamentos variados, desde anti-inflamatórios para aliviar a inflamação ou antibióticos para tratar a condição, caso seja causada por uma bactéria”, complementou Eloísa Ferreira.
Saiba mais detalhes com o programa completo. Clique aqui e assista.