Programa revela que o comportamento do leite se associa ao do sabão, entenda conosco
Deriky Pereira
Por que o leite sobe e cai da panela quando ferve, mas isso não acontece com a água? É com esse questionamento que os apresentadores iniciam a edição de número 218 do programa Minutos da Ciência, publicado nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista na última sexta-feira (16). E a resposta é bem curiosa: o leite tem um comportamento parecido com o do… sabão.
Isso mesmo! As proteínas e ácidos graxos do leite servem como moléculas surfactantes, com comportamento similar ao do sabão, mesmo que ele, o leite, seja 87% água. Ou seja: elas são excelentes em criar bolhas que, quando reforçadas não estouram, mas se acumulam, o que aumenta ainda mais o volume que o leite ocupa na panela.
Os surfactantes reduzem a tensão superficial entre a bolha de vapor e o leite em si. E isso não só aumenta a estabilidade da bolha, mas forma uma espuma no fundo da leiteira que sobe de uma vez para a superfície.
“Quando aquecido, o leite forma uma película na superfície composta de proteínas, caseínas e lipídeos, vedando a superfície e segurando as bolhas no fundo da panela, mas forçando a nata para cima, sujando o fogão”, explicou a apresentadora Tárcila Cabral.
Interessante, né? Saiba mais detalhes assistindo ao programa completo aqui.