Reconhecimento à professora Isis Figueiredo ressalta importância do Programa Pibic Jr, gerido por Fapeal e Seduc
Tárcila Cabral
Durante as programações da Trakto Show, evento ocorrido entre os dias 1 a 3 de agosto, a professora Isis Figueiredo, do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (IQB/UFAL), foi agraciada com o prêmio ‘Professor de Impacto’. A honraria reconhece o trabalho realizado pela docente no âmbito do Projeto de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), intitulado “Jovens Pesquisadores: Atores para melhorar o cenário da química em Alagoas”.
Este projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), é uma das ações de destaque da Fapeal, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), voltada à aproximação entre a universidade e o ensino médio.
A conquista de Isis Figueiredo é reflexo direto dos investimentos da Fapeal no programa Pibic Jr, que tem como objetivo principal incentivar a formação científica desde os primeiros passos educacionais dos jovens alagoanos: “É uma honra e uma surpresa muito grande receber este prêmio, especialmente por ser a primeira vez que trabalho com alunos do ensino médio”, declarou. Ela destacou a importância da iniciativa da fundação ao abrir esse edital, que proporciona uma experiência inovadora tanto para os alunos quanto para os professores envolvidos.
A química, ao perceber a importância da divulgação científica, decidiu orientar seus alunos para atividades que envolvessem não só o aprendizado, mas também a comunicação da ciência de forma acessível e atraente para um público maior e amplo. “A universidade precisa ter esse contato com os alunos do ensino médio, pois essa interação traz maturidade na escolha dos cursos e no conhecimento do que é feito dentro da universidade”, explicou.
O projeto também envolveu uma peça de teatro e a construção de moléculas em três dimensões, permitindo que os alunos aplicassem conhecimentos avançados de química de maneira lúdica e interativa.
Os resultados foram apresentados no VIII Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (SIMPPGQB), também financiado pela Fapeal, onde os estudantes tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos para pesquisadores de todo o Brasil. “Foi uma oportunidade fantástica para os alunos, que apresentaram seus trabalhos para um público universitário e de pesquisadores de alto nível e receberam um feedback extremamente positivo”, ressaltou a professora.
A Fapeal é órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).