Evento promovido pela Fundação reúne estudantes, pesquisadores e empreendedores para impulsionar a inovação no estado
Tárcila Cabral – texto e fotos
Uma manhã de oportunidades, este foi o mote do evento oportunizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) aos estudantes dos cursos de saúde da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Realizado nesta quarta, 28/08, no auditório Vera Rocha no bloco do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF) da Ufal, o encontro apresentou aos participantes o edital Startup Nordeste (StartupNE) e inspirou os futuros profissionais a desenvolverem soluções inovadoras para o mercado.
“Esse momento é importantíssimo para a população alagoana”, afirmou o diretor do Instituto de Ciências Farmacêuticas da Ufal, Irinaldo Diniz. “A Fapeal tem uma cultura de impulsionar a inovação, e eventos como esse mostram a importância dos produtos oriundos das startups para solucionar problemas e atender a população como um todo.”
A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Camila Braga Dornelas, destacou a importância de conectar a pesquisa científica com o mercado:
“É comum observarmos uma separação entre ciência e inovação. No entanto, editais como o Startup Nordeste mostram que essa divisão não existe mais. Ao apresentar casos de sucesso de empresas alagoanas, os alunos conseguem se enxergar do outro lado e enxergar o potencial de suas pesquisas”.
O Diretor Executivo de Ciência e Tecnologia da Fapeal, João Vicente Lima, reforçou a importância de sensibilizar os alunos para a cultura empreendedora:
“O objetivo é mostrar que é possível transformar ideias em negócios de sucesso. Os empreendedores Diego dos Anjos e Natanael Sousa, da Fernão Velho e Otimize, respectivamente, são exemplos inspiradores que vieram hoje esclarecer esse universo para os estudantes.”
Histórias de Sucesso
Em sua exposição o gerente de produção da Apícola Fernão Velho, Diego dos Anjos, explicou que a empresa iniciou suas atividades na área da agronomia e, posteriormente, direcionou seus esforços para a produção de produtos apícolas. Ao longo dos anos, a empresa expandiu sua atuação, tornando-se referência na produção de alimentos nutracêuticos e exportando seus produtos para diversos países.
O gestor também compartilhou sua trajetória de sucesso na criação de produtos a partir do mel de abelhas e da própolis vermelha de Alagoas, mencionando o apoio da Fapeal neste percurso. “A Fapeal foi fundamental para o crescimento da nossa empresa, através dos editais Pappe Integração e Tecnova. Hoje, exportamos nossos produtos para o mundo todo”, afirmou.
Já Natanael Sousa, fundador da Otimize, relatou que a ideia de desenvolver um sistema de análise de movimento 3D surgiu durante seu doutorado em Fisioterapia. Identificando uma demanda por ferramentas que permitissem analisar o movimento humano de forma mais precisa, o estudioso buscou parcerias no meio acadêmico e, em conjunto com a professora Raquel Cabral, fundou a Otimize.
O empreendedor destacou a importância de se abrir para oportunidades e buscar apoio em diferentes áreas para impulsionar um negócio inovador. Sousa mencionou que participar de iniciativas como o edital Centelha 2 da Fapeal foi muito importante para o desenvolvimento da Otimize, possibilitando a contratação de bolsistas e a criação de um protótipo do produto.
Startup Nordeste
O evento também serviu para divulgar o edital Startup Nordeste, uma parceria do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem como objetivo fomentar negócios inovadores de pequeno porte na região Nordeste. Esta é a segunda edição do edital, que em Alagoas conta com a coexecução da Fapeal e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).
“O Startup Nordeste é uma grande oportunidade para os empreendedores alagoanos. Ele oferece recursos financeiros e mentorias para que as empresas possam crescer e se desenvolver”, afirmou João Vicente Lima.
Com um orçamento de mais de um milhão e meio de reais, a chamada irá contemplar 40 negócios inovadores. Para maiores informações acesse o edital.