Programa entrevistou grupo que conquistou primeiro e segundo lugares e conversou com Layane Araújo, uma das mentoras dos estudantes
Deriky Pereira
Estudantes do curso de Design da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conquistaram o primeiro e o segundo lugares na Maratona de Inovação de Games, promovida pelo Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc). O evento, que fez parte da programação do Trakto Show, realizado na última semana, premiou Dante Martins e Oliver Brito – que participaram da criação do game Kekocada – e Thiago Santos, Jennefer Gama e Andressa Dias – que elaboraram o Dungeon’s Flavours.
Premiado com o 1º lugar na categoria Entretenimento, o game Kekocada conta a história da bruxinha alagoana chamada Keko, que quer montar sua barraquinha de cocadas mágicas para ajudar as pessoas. Com a companhia de seu cão, Caio Melo, ela corre atrás de seus objetivos, superando obstáculos no jogo que se passa na orla de Maceió, colocando em evidência um dos cenários mais populares da cidade.
Segundo Dante Martins, o desafio foi fazer tudo no intervalo de tempo destacado pela organização: 54 horas. “Foi a primeira vez de muitos integrantes do meu grupo, tanto participando de uma jam quanto fazendo um jogo em si, eu sou um deles. Honestamente, eu fiquei muito surpreso com o que a gente conseguiu entregar e estou muito orgulhoso da minha equipe e muito feliz de ter conhecido tanta gente da área na Maratona”, disse.
Para Oliver Brito, a experiência foi gratificante. “Foi minha primeira vez participando de uma game jam e honestamente, durante o processo eu não me senti despreparado. Acredito que toda a trajetória, durante os 8 períodos no curso de Design me prepararam para esse momento. Usei muito das ferramentas e metodologias de design e consegui defender bem o nosso pitch, que por sinal foi muito elogiado pelas pessoas do evento”, contou.
O estudante destacou ainda que eventos como esse servem como incentivo para novas experiências que podem abrir portas nesta área de atuação. “Eu me sinto incrivelmente feliz e orgulhoso, por mim, pela nossa equipe e por todas as novas pessoas que conhecemos nesses 3 dias. É a abertura de muitas portas dentro de um mercado que eu vejo que virá a crescer cada vez mais no nosso estado”, completou.
Já o game Dungeon’s Flavours, que conquistou a vice-liderança na categoria Educação, conta a saga um personagem élfico cozinheiro e explorador de dungeon, chamado Tári, que possui um restaurante com comidas feitas com ingredientes que são coletados em suas aventuras. Com isso, o game orienta os jogadores no gerenciamento do dinheiro, dos recursos e do restaurante e sobre como evoluir um negócio de forma dinâmica e descontraída.
Segundo Thiago Santos, o objetivo era finalizar a proposta e entrar nesta área de atuação e criar novos projetos. “Com nossa dedicação ao projeto e, graças aos mentores, conseguimos nos adaptar, criar e elaborar tanto o jogo como o pitch muito bem. Ficamos um pouco surpresos mas confiantes na nossa ideia até o final”, contou, ao destacar também a importância da presença dos mentores durante a Maratona.
“Essa iniciativa mostrou que podemos sim trabalhar com games e que temos bons profissionais tanto como mentores como também como estudantes. Agradeço a todos os mentores que nos ajudaram a aprimorar e adaptar a ideia para a entrega necessária. Como não tínhamos experiência, ter essas mentorias nos guiaram a finalizar e entregar o projeto para assim conseguimos o 2° lugar”, apontou Thiago.
Andressa Dias completou a fala do amigo e reforçou a importância dos mentores nesta experiência. “Do primeiro dia até o último, recebemos um apoio imenso dos mentores. Além disso, tivemos a chance de aplicar metodologias que já tínhamos aprendido no nosso curso da faculdade e no grupo de pesquisa. Devo dizer que essa junção de conhecimentos foi imprescindível para chegarmos ao segundo lugar. Levando em conta que foi nossa primeira game jam, ter esse resultado foi indescritível”, vibrou a estudante.
Ela contou ainda que o evento possibilitou o contato com a parte mais realista na produção de jogos e com desafios que envolvem esse campo. “Ter um prazo apertado nos fez perceber o que importava para vender nosso jogo, pois escolher prioridades foi um dos maiores desafios. Se repararmos bem, essa também é uma habilidade muito importante para seguirmos na área e evoluirmos nossa proposta”, complementou Andressa.
Parceria entre Liinc, Fapeal e Secti: sucesso de público e crítica
A professora Layane Araújo, uma das mentoras dos estudantes e membro do Laboratório de Experimentação em Design (LED) da Ufal, foi convidada pelo diretor científico da Fapeal, João Vicente Lima, para incentivar a presença dos estudantes do curso na Maratona. Durante o programa, ela destacou, em entrevista, a importância do apoio de Fapeal e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) que foram patrocinadoras do evento.
“Eventos como esse são fundamentais para o fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação em Alagoas. Eles não apenas incentivam a troca de conhecimento, mas também colocam nosso estado no mapa nacional e internacional de desenvolvimento de jogos e tecnologia. Ao fomentar um ambiente onde ideias podem ser exploradas e desenvolvidas, estamos criando uma cultura de inovação que atrai investimentos e talentos, impulsionando o crescimento econômico da região”, vibrou a docente.
Durante as 54 horas de Maratona, a professora contribuiu com diversos outros mentores em diversas áreas de atuação. “Tive a honra de colaborar com as equipes, oferecendo minha experiência em game design, UX/UI design, metodologias e ferramentas para gestão de projetos. Em especial, às equipes do Kekocada e do Dungeon’s Flavours, foi recompensador e extremamente gratificante poder testemunhar o crescimento dos participantes e o avanço que fizeram em tão pouco tempo”, salientou Layane.
O estudante Dante Martins reforçou que a partir deste evento foi possível presenciar uma rica troca de experiências. “A cena de desenvolvimento de jogos de Maceió não é pequena, mas às pessoas não se conhecem. Esse espaço foi instrumental para o nosso networking como designers novos nessa área e eu sei que essa foi a experiência de todo mundo presente”, salientou.
Oliver Brito reforçou a fala do amigo ao dizer que a Maratona serviu como pontapé para conectar profissionais que antes não se conheciam. “Etambém foi muito importante para conhecer um pouco de novas áreas dentro do mercado de jogos. Eu particularmente aprendi muito com os instrutores e pretendo refinar ainda mais esse conhecimento”, completou.
Cabe reforçar que, além dos estudantes da Ufal, participaram da elaboração do game Kekocada a designer formada pela Universidade, Gabriela Cavalcanti; o estudante de Sistemas da Informação da Estácio, Luis Antônio Cavalcanti; e o estudante de Ciências da Computação da Uninassau, Dhominy Santos. Já o game Dungeon’s Flavours contou também com a colaboração de Jennefer Gama, do curso de Design da Ufal, além de Davi Souza e Filipe Mota, ambos cursando Ciência da Computação na Ufal.
Quer saber mais detalhes sobre o programa? Clique aqui e confira a íntegra.