Programa revela que o primeiro deles é uma estrela dezenas de vezes maior que o Sol, entenda conosco
Deriky Pereira
Qual o elemento principal de um buraco negro? Essa é a pergunta que norteia a edição de número 224 do Minutos da Ciência, publicada nesta sexta-feira (6), nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista. E a resposta surpreende: o primeiro deles é uma estrela de grande massa, dezenas de vezes maior que o Sol.
Mas tem ainda um ‘novo’ elemento nessa história: ao final de sua “vida”, essas estrelas entram em colapso sob a ação de sua própria gravidade e todo seu material vai se compactando em um ponto minúsculo e infinitamente denso, a chamada singularidade. E como as estrelas são, majoritariamente, feitas de hidrogênio e hélio, a singularidade também é.
Supermassivo
Mas existe um tipo mais raro de buraco negro, o supermassivo, que provavelmente nasce do colapso de uma nuvem gigantesca de hidrogênio, sem precisar passar pelo estágio de estrela.
Esses buracos, que têm milhões ou até bilhões de vezes a massa do Sol, são muito maiores que os buracos negros comuns, que nascem pesando mais ou menos o mesmo que uma estrela.
Interessante, né? Clique aqui e confira o programa na íntegra com mais detalhes sobre o tema.