Oportunidade para empreendedores em Alagoas garante financiamento para negócio e bolsa
Naísia Xavier – texto
João Monteiro – fotos
O Governo de Alagoas e o Sebrae realizaram mais uma oficina voltada para os interessados no edital Startup NE, desta vez no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), em Jaraguá, na noite desta terça (10), facilitada pela aceleradora NeoVentures, de Minas Gerais.
A chamada pública, executada por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), disponibiliza R$ 1,5 milhão para projetos de inovação, em recursos do Sebrae e do Governo de Alagoas. Serão 167 negócios pré-acelerados, 53 negócios acelerados e a concessão de 40 bolsas para sócio empreendedor, no valor de R$ 6.500 por mês, durante seis meses.
Para os interessados, está sendo realizada uma série de oficinas online e presenciais. As próximas acontecem nesta quinta (12), no Centro de Inovação e Empreendedorismo de Pão de Açúcar, às 14h, e no Cesmac (Maceió), às 19h; na segunda (16) (online, às 19h) e na próxima quarta (18), novamente no anfiteatro térreo do Centro de Inovação, presencialmente, também às 19h.
As oficinas são gratuitas e têm conteúdo distinto: Servem tanto para ajudar quem ainda tem dúvidas básicas, nenhum CNPJ e precisa entender direito o que é uma startup quanto para quem já está familiarizado com a linguagem da inovação, e vai preferir um auxílio mais prático com etapas como ideação, exploração de problemas e pitches.
A palestra desta terça, facilitada por Giovanna Nascimento, engenheira ambiental e aceleradora corporativa da NeoVentures, foi interativa com o público de jovens empreendedores do CIPT, e teve de tudo um pouco, com o diferencial de abordar a imaginação e a criatividade aplicadas à inovação, com exercícios práticos de criação e resolução de problemas.
Contando com a participação ativa da plateia, ela apresentou a plataforma nacional Sebrae Startups (https://programas.sebraestartups.com.br), para familiarizar os participantes com o processo de inscrição, composto de três passos: 1. Cadastro do perfil pessoal; 2. Cadastro da proposta; e 3. Aplicação, última fase, que realmente consiste em submeter ao edital a ideia previamente cadastrada no passo 2.
“Lembrando que cada coordenador ou coordenadora só pode submeter um projeto. Se tiver duplicidade no CPF, vai ser selecionado aquele que for o melhor. Vocês podem fazer parte de até quatro diferentes times, com diferentes propostas, desde que vocês não sejam os coordenadores no processo de submissão. Façam tudo isso com muito capricho, pessoal, porque é esse formulário que vai ser avaliado no processo de inscrição de vocês”, ressaltou Giovanna Nascimento. A facilitadora da NeoVentures também leu os pontos principais do edital com o público, tirando as dúvidas em tempo real.
Micaele Marques, empreendedora atuante no ramo de Infoprodutos de Desenvolvimento Digital para Empreendedores, já chegou ao CIPT Jaraguá decidida a concorrer na chamada pública: “Eu já havia participado da oficina de esclarecimento do edital e, hoje, era a oficina de inscrição, então achei que seria importante para, no momento de se inscrever, fazer tudo certo e garantir”.
E, com esse objetivo, ela declarou que participar do evento fez total diferença: “Eu não conhecia a plataforma de startups que eu precisaria me registrar, para depois registrar o negócio, para depois participar do edital em si. Eu achei que ia, preenchia e pronto. Mas foi legal conhecer a plataforma e saber que tem essa comunicação, que podemos ter acesso a outras oportunidades também e somente nesse ponto foi importante com certeza… saber do pitch também, eu não estava ciente antes e agora tenho como me preparar melhor para a submissão da proposta”, comentou a participante.