Notícias

Fapeal realiza reunião virtual sobre o edital Startup NE para pesquisadores da Iniciação Científica

Os contemplados no Programa Pibic puderam conferir as nuances da chamada, tirar dúvidas e ainda ouvir o exemplo de uma empreendedora que teve sua solução aprovada

Tárcila Cabral 

Pollyanna Martins, Aniete Rocha e Diego Souza orientam interessados, na sala virtual da RNP

Na manhã desta quinta, 05/9, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a aceleradora Neo Ventures, promoveram uma reunião virtual com o objetivo de divulgar o edital Startup Nordeste (Startup NE). O evento, voltado aos universitários bolsistas do Programa de Iniciação Científica (Pibic), ocorreu na plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e contou com a participação de especialistas, empreendedores e colaboradores da Fapeal.

A abertura da reunião foi iniciada com a exibição de um vídeo institucional do programa que apresentou o Startup NE e alguns casos de sucesso. Logo após este momento, a colaboradora da Assessoria Científica de Projetos Especiais e Inovação (ACPEI) da Fapeal, Pollyanna Martins, explicou os principais detalhes da iniciativa. Em sua fala, a comunicadora destacou que o Startup Nordeste, agora em sua segunda edição, é resultado de uma parceria ampliada entre o Sebrae Nacional, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as Fundações de Amparo à Pesquisa (Faps) regionais.

O objetivo do programa, segundo Martins, é claro: “Impulsionar o crescimento da economia regional e transformar o Nordeste em um polo promissor de produção global”. Para alcançar este impacto, os 40 projetos selecionados receberão bolsas de R$ 6.500 por até seis meses. Mesmo aqueles que não chegarem à fase final terão acesso à pré-aceleração e as mentorias especializadas, focadas na validação e no desenvolvimento de seus negócios. As instituições envolvidas oferecerão suporte em áreas como rodadas de negócio, ambientes de inovação e oficinas gratuitas, facilitando a submissão das propostas.

A inovação foi um tema amplamente discutido pela colaboradora durante o encontro, destacando que não se trata apenas de tecnologias complexas ligadas a hardwares ou softwares. Como exemplo, ela mencionou uma empresa de Salvador que encontrou uma solução sustentável ao utilizar óleo de dendê descartado para produzir sabão. “Não são ações tão disruptivas, é possível criar algo inovador sem precisar gastar tanta energia em projetos complexos”, afirmou.

A empreendedora que já participou do programa Centelha Alagoas, Aniete Rocha, também compartilhou sua experiência. Ela contou como sua empresa desenvolveu uma tinta imobiliária à base de mandioca, resultado de uma parceria entre sua sócia e uma professora de química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A arquiteta reforçou a importância do planejamento, foco, e principalmente, das conexões proporcionadas pelo programa financiado pela Fundação. “O suporte de órgãos como a Fapeal, o Sebrae e o Senai foi essencial para nos auxiliar com todo o andamento do negócio, e inclusive com os testes da tinta”, explicou.

Já o líder de projetos da Neo Ventures, Diego Souza, complementou as falas anteriores, reforçando a importância das etapas de pré-aceleração e aceleração do programa. Ele garantiu que especialistas estarão disponíveis para ajudar os participantes a estruturar melhor suas ideias e modelos de negócio. Além disso, orientou sobre os critérios de avaliação do edital, que inclui eixos como: modelo de negócio, solução proposta, alcance de mercado e capacidade executora. O gestor ainda incentivou os participantes a formarem equipes diversas e complementares para tornar suas ideias mais robustas.

Jornada de eventos e oficinas do Startup NE
Este evento integra uma programação de ações executadas pelas instituições promotoras, que está visitando os estabelecimentos de ensino de Alagoas divulgando a iniciativa. A chamada abre novas oportunidades para os empreendedores do estado, promovendo assim o desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis para a sociedade, uma política da Fapeal cuja continuidade tem si.

Foram convidados os bolsistas de iniciação científica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e dos Centros Universitários Cesmac e Unima.

O edital do Startup Nordeste segue aberto até o dia 22 de setembro e aceita inscrições de qualquer pessoa física ou empresa, desde que o responsável seja maior de 18 anos.