VI SITI contou com a participação institucional ou científica de 11 servidores da Fapeal
Naísia Xavier
O Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (VI SITI), voltado às Ciências da Informação, foi realizado de 07 a 11/10, no Polo Tecnológico de Jaraguá. O evento contou com recursos do Governo de Alagoas, por meio do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, aplicados no Edital de Organização de Eventos Técnico-Científicos (AORC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal) e trouxe a parceria acadêmica entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI Ufal) e a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, do Peru.
Nove servidores da Fapeal participaram do evento na condição de pesquisadores, com trabalhos científicos, e dois apresentaram falas institucionais.
O diretor-presidente da fundação, professor Fábio Guedes, presente na mesa solene da abertura do evento, na terça (08), comentou: “É uma grata satisfação ver o crescimento do curso de Biblioteconomia e também do PPGCI. A gente vem expandindo a pós-graduação no estado e o PPGCI faz parte dessa expansão também. Além disso, o PPGCI tem uma importância fundamental para a Fapeal”, comentou o gestor, referindo-se aos onze colaboradores da Fundação que possuem laços com o programa de pós-graduação, sejam como docentes, egressos, alunos atualmente com o mestrado em curso ou alunos especiais.
Marcando Presença
Porém, a presença dos servidores da Fapeal no evento foi para além do PPGCI: Ainda na terça, a coordenadora de projetos especiais e inovação da Fapeal, Juliana Khalili, apresentou dados sobre os programas de inovação tecnológica no estado de Alagoas, junto ao superintendente da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Pedro Ivo de Souza, falando a respeito das dinâmicas do Ecossistema de Inovação locais, envolvendo os programas atuais das duas instituições, que atuam em parceria pela CT&I de Alagoas.
Na quarta-feira, 09/10, o assessor executivo de gestão interna da Fapeal, Georginei Neri e a colaboradora da gerência de tecnologia da informação (GETI FAPEAL), Luanna Melo apresentaram o trabalho “Análise de portais de dados abertos como fatores de transparência e participação social”. Georginei, atualmente, é aluno de mestrado do PPCI e Luanna, que já possui doutorado em Ciências da Informação, atua como docente no curso de Biblioteconomia. Os demais autores do trabalho são Daniel Costa, Thiago Felipe Soares e a professora Rosaline Mota.
Rosaline Mota, que é doutora em Ciências da Informação, coordenadora do PPGI e responsável pela implantação do arquivo da Fapeal comenta: “O Siti ganhou grande repercussão nos últimos anos e em 2024 o número de inscritos com a apresentação de trabalhos científicos triplicou em relação as edições anteriores. Tivemos a presença de servidores públicos de diversas instituições de Alagoas. Destaco a participação dos colaboradores da Fapeal que trouxeram trabalhos de grande relevância, que engrandeceram ainda mais os debates acerca da temática do evento (…) fiquei muito feliz e honrada com essa expressiva participação” disse a pesquisadora.
Na quinta-feira,10, continuando a programação de pôsteres, o trabalho “Aprendizagem contínua e gerenciamento do conhecimento”, que analisou Programa de Qualificação dos Servidores da Fapeal (PacQuali), foi apresentado pela economista Beatriz Oliveira, que é servidora efetiva da Fundação e doutoranda no PPG Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas do Centro Universitário de Maceió (Unima) e pela contadora Betânea Canuto, chefe de prestação de contas de contratos e convênios da Fapeal, aluna especial do PPGCI no primeiro semestre de 2024 e pela professora Luanna Melo. Savanna Matias também assina o artigo.
E à noite, a Toca do Calango recebeu uma das programações especiais do evento: A palestra Mulheres na Ciência. A analista de sistemas Nicolly Sarmento, que atua na assessoria da presidência da Fapeal, apresentou parte de sua pesquisa de sobre inteligência artificial aplicada à oftalmologia, que está desenvolvendo no Mestrado em Informática da Ufal. As demais palestrantes da noite foram Mércia Bastos e Tainara de Oliveira.
Já na sexta, 11, foi apresentada a comunicação oral “Acesso à informação: uma análise da estrutura de navegação do website da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas” é um estudo assinado pelo Assessor de Governança e Transparência da Fundação, Mário Melo Filho e Letícia Crisóstomo, administradora no Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PoP-AL RNP, abrigado na Fapeal). Ambos são mestrandos no PPGCI. Os demais autores do trabalho são Luanna Melo, Ibsen Bittencourt e Luciana Santa Rita.
A Fapeal encerrou a sua participação no VI SITI na tarde do último dia da semana, com o trabalho “Gestão pública, silos de informação e teletrabalho: estudo de caso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas”, com autoria de Beatriz Oliveira, Victor Tenório, Luanna Melo, Mário Melo Filho e Teresa Trindade, todos colaboradores da Fundação. A administradora Teresa Trindade atua junto à Gerência Administrativa da Fapeal e foi aluna especial do PPGCI neste ano, na disciplina “Dados abertos e Governança Eletrônica”.
Victor Tenório, mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento e gerente de Tecnologia da Informação da Fapeal também participou do artigo “Padrões Internacionais para representação da informação de imagens médicas: Um Estudo do DICOM e PACS em uma escola de Ultrassonografia”. Os demais autores são Maria Luiza Reis, Rosaline Mota, Gustavo Cantarelli e Adilson Ferreira.
Os palestrantes internacionais foram o professor Carlos Agüero, da Universidad San Marcos, e a professora Rosa San Sengundo, da Universidad Carlos III, de Madrid.
Veja mais: