Edital investirá 11,3 milhões em novos produtos, serviços ou processos inovadores desenvolvidos em Alagoas
Tárcila Cabral – texto e fotos
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) participou na noite desta terça (30) do encontro mensal que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) promove para os empreendedores locais.
A Fapeal aproveitou o evento para divulgar o edital Tecnova III AL, apresentada pela assessora Científica, de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, Juliana Khalili. A chamada tem como propósito apoiar o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos inovadores de empresas alagoanas por meio da concessão de subvenção econômica.
Com um total de R$ 11,3 milhões em recursos, o Tecnova III AL permitirá que empresas locais busquem desenvolvimento, aceleração e internacionalização de suas inovações.
O programa, de acordo com a assessora, está estruturado para atrair propostas em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social, incluindo agronegócio, biotecnologia, construção civil, educação, energias alternativas, saúde e sustentabilidade ambiental. “O Tecnova III oferece uma oportunidade para que empresas desenvolvam soluções que não existiam no mercado ou aprimorem substancialmente processos já existentes”, afirmou Juliana Khalili.
A expectativa é que os projetos selecionados tragam avanços significativos, estejam aptos para produção e comercialização e, em alguns casos, alcancem etapas de certificação e homologação.
Participação e benefícios para as empresas
O edital é voltado a empresas com sede em Alagoas, registradas até abril de 2024, cujas receitas brutas não ultrapassem R$ 16 milhões no último ano de exercício. Além disso, os empreendimentos qualificados pelo Programa Inova Simples também são elegíveis, sendo excluída a participação de empresas sem fins lucrativos e microempreendedores individuais (MEIs).
Submissão e Prazos
Os interessados devem submeter suas propostas até 3 de dezembro de 2024, por meio da plataforma e-FAP. A Fapeal solicita, ainda, atenção para o fato de que propostas enviadas após o prazo ou com documentação incompleta serão automaticamente desclassificadas: “Recomendamos que os empreendedores enviem suas propostas com antecedência para evitar problemas técnicos e congestionamentos de última hora”, aconselhou a coordenadora do edital.
A gestora concluiu sua participação detalhando os aspectos do edital, mostrando um FAQ (Frequently Asked Questions) com as principais perguntas feitas pelo público, e esclarecendo dúvidas dos presentes.
Quem desejar saber mais detalhes pode acessar o edital na íntegra e dialogar com a equipe da Fapeal através do e-mail acpei.fapeal@gmail.com.