Programa fala sobre o costume popular, mas alerta para a quantidade de gás carbônico debaixo das cobertas
Deriky Pereira
Como você costuma dormir? Não, não queremos saber a cor do seu pijama ou da capa do seu travesseiro, nada disso. A ideia aqui é saber se, ao deitar, você cobre todo o seu corpo e deixa a cabeça descoberta ou cobre o corpo todo – literalmente – incluindo a cabeça. Se sim, esse programa é pra você. Na edição 231 do Minutos da Ciência, publicado nas redes de Fapeal e de Fapeal em Revista, a explicação é clara: tem a ver com calor.
“Quando a gente deita a cabeça no travesseiro, metade dela tá virada pra baixo e fica protegida do frio – inclusive pelo cabelo, que ajuda no isolamento térmico da cabeça. E o ar exalado pela respiração sai do corpo mais ou menos 33°C, o que cria um clima quentinho próximo da cabeça”, apontou o programa.
A informação é baseada no estudo In the cold, why does our body require warm covers but not our face?, do pesquisador Robson Vizin, do departamento de Farmacologia da Universidade de Arizona. No texto, dentre outras informações, ele crava: o principal motivo pelo qual não cobrimos a cabeça ao dormir é o desconforto respiratório.
Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.