16 projetos foram avaliados após 6 meses de pesquisa científica em áreas como sustentabilidade, tecnologia e saúde
Tárcila Cabral – texto e fotos
Foi promovido na tarde da última segunda, 14/10, o Seminário Parcial de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Iniciação Júnior (Pibic Jr), iniciativa desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal). O edital reuniu 18 projetos inovadores de alunos do ensino médio da Rede Sesi/Senai em Alagoas no Centro de Educação e Tecnologia do Benedito Bentes, destacando o potencial científico dos estudantes que estão começando suas trajetórias no universo da pesquisa.
Com foco em temas como sustentabilidade, tecnologia e saúde, os estudos apresentados demonstraram a relevância da iniciação científica no desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro acadêmico e profissional dos jovens. A colaboradora da Direção Executiva de Ciência e Tecnologia (DECT) da Fapeal, Ábia Marpin, ressaltou a importância deste programa. “É com muito entusiasmo que nós da Fapeal vemos a consolidação de uma cultura de inovação na educação básica.
Desde o início da parceria com o SESI, em 2019, percebemos uma evolução nos projetos apresentados, que hoje mostram uma forte base científica e aplicabilidade prática”, afirmou.
Para o Supervisor de Inovação e Empreendedorismo do Hub Senai, Marcos Guimarães, o programa vai além do ensino das ciências:“Os alunos estão adquirindo não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades como comunicação, resolução de problemas e adaptação a novos desafios. Isso faz com que eles enxerguem oportunidades além da sala de aula, desenvolvendo uma visão mais ampla sobre o futuro, seja na pesquisa ou no mercado de trabalho”, destacou ele.
A parceria entre a Fapeal e a rede Sesi/Senai tem sido um caminho estruturante para fomentar a inovação entre os estudantes do ensino médio em Alagoas. A Gerente da Unidade Sesi/Senai Benedito Bentes, Dayse Teixeira, comentou sobre o impacto deste trabalho: “Aqui, estimulamos a iniciação científica como uma das principais atividades para preparar nossos alunos para o futuro. Ver a qualidade dos projetos apresentados hoje é motivo de orgulho. Eles estão mostrando que a educação básica pode, sim, gerar ideias de grande valor para a sociedade.”
Pesquisas apresentadas
Entre os trabalhos expostos, um dos destaques foi o Automagota, um sistema automatizado de irrigação que utiliza sensores de umidade e energia solar para otimizar a produção agrícola em ambientes urbanos. Já outro projeto de impacto, o Bandervas, propõe o uso de plantas medicinais na criação de bandagens com propriedades cicatrizantes, unindo conhecimento tradicional e tecnologia.
Os estudos apresentados também reforçaram e abriram espaço para soluções criativas e sustentáveis. Um exemplo disso é o Project Stove, que propõe um dispositivo capaz de integrar cultivos urbanos em ambientes diversos, atendendo à crescente demanda por alimentos de maneira sustentável. Já o Cactos Bag chamou a atenção por sua proposta inovadora de criar eco bags a partir de membranas de cactos, oferecendo uma alternativa ecológica para o consumo consciente.
O seminário concluiu sua programação com uma feira de conhecimentos que acontecia simultaneamente às apresentações, que eram feitas nas salas de aula. Com o término das exibições dos projetos, os alunos continuaram a mostrar um pouco mais dos estudos no pátio principal da escola, para a integração com outras turmas e os avaliadores.
Um seminário final ainda será realizado para acompanhar os estudos após 12 meses de pesquisa. A expectativa é de que os trabalhos utilizem a matriz científica para contribuir efetivamente como problemas sociais locais, implementando produtos ou processos inovadores e tecnológicos.
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