Evento será realizado de 5 a 7 de dezembro e tem apoio da Fapeal e da Secti, saiba detalhes
Deriky Pereira
Atenção, atenção! Seguem abertas até a próxima terça-feira (3) as inscrições para mais uma Maratona de Inovação, promovida pelo Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc) com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Para esta edição, o tema escolhido foi Moda, Negócios e Produtos e os interessados devem montar equipes de 3 a 5 pessoas para realizar inscrição. Clique aqui e veja o programa na íntegra.
O evento tem como objetivo sensibilizar e promover uma cultura de inovação e empreendedorismo nas instituições de ensino participantes, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas e desafios reais do estado de Alagoas. Para tanto, as equipes poderão escolher entre duas categorias da área da moda: Negócios de Moda e Produtos de Moda.
Na primeira categoria, os participantes devem observar o marketing da moda, ou seja, aplicação de estratégias criativas e tecnológicas para conectar marcas de moda com consumidores de maneira única e impactante com novas ferramentas digitais, experiências imersivas e conteúdo personalizado; o desenvolvimento de marca, cujo foco está na compreensão dos pilares que sustentam uma marca de sucesso, desde a definição de sua visão, missão e valores, até a construção de uma presença sólida nas plataformas digitais e físicas.
Além dessas duas, terão que observar também: o design da moda digital, onde serão desafiados a usar ferramentas digitais para criar peças, coleções e experiências de moda inovadoras, utilizando softwares de design; e a gestão de negócios, onde deverão criar soluções práticas e inovadoras para estabelecer e expandir marcas de moda, gerando diferenciais competitivos e assegurando sucesso a longo prazo na indústria.
Já na segunda categoria, sobre os produtos, devem pensar em roupas que celebram a diversidade dos corpos, ou seja, pela criação de peças que respeitam e enaltecem todos os tipos de corpos, tamanhos, idades e identidades; a moda consciente, com a utilização de materiais alternativos, resíduos de produção e material reciclável, explorando o universo da moda com o foco na sustentabilidade e na consciência ambiental.
Além desses, devem pensar em algo baseado nas técnicas artesanais e ao poder do trabalho manual na moda, celebrando a criatividade e a habilidade por trás de cada peça única e em peças inovadoras, onde os participantes serão desafiados a criar produtos inovadores, artigos que rompam com os padrões tradicionais, explorando novas formas de expressão e combinando criatividade, sustentabilidade e tecnologia.
Informações adicionais
A Maratona terá uma duração de 46 horas, distribuídas da seguinte forma: o início na quinta-feira às 16h30 e término no sábado às 15h.
Na sequência, será realizado um Demoday, com a apresentação das soluções pré-classificadas para a banca julgadora, que vai selecionar as melhores soluções desenvolvidas ao longo da Maratona de Inovação, de acordo com os critérios de avaliação, que podem ser vistos no item 8 do edital disponível aqui.
O edital destaca ainda que as inscrições para a Maratona de Moda estão abertas para equipes com participantes a partir de 16 anos, desde que acompanhados de autorização expressa dos pais ou responsáveis legais, que deverão estar presente durante todo o evento, incluindo nas atividades realizadas nos dormitórios do alojamento, garantindo a segurança e o acompanhamento necessário.
Cada equipe deve ter um representante que deverá preencher o formulário de inscrição com as informações solicitadas. Após isso, deve encaminhar o link enviado para o email de inscrição para que os demais membros preencham o formulário de equipe. Este representante deve ter obrigatoriamente 18 anos completos na data de inscrição.
Vale destacar que os inscritos que não comparecerem Inovação, sem justificativa comprovada, ficarão impedidos pelo período de 12 meses de participar de qualquer evento ou atividade realizada pelo Laboratório de Inovação Inclusiva.
Acompanhe também outras informações por meio deste link.