Bora LerDestaqueNotíciasRevista

Você Não É Invisível é um dos livros de novembro da coluna Bora Ler

Livro escrito pelo ator Lázaro Ramos é destinado ao público juvenil, mas pode ser lido por toda a família

Deriky Pereira

Manoella durante gravação na ETA

Neste mês de novembro, a coluna Bora Ler preparou dicas especiais. Uma delas é o livro Você Não É Invisível, escrito por Lázaro Ramos. A dica, apresentada por Manoella Neves, foi gravada nas instalações da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), num momento em que o local apresentava poucas pessoas, retratando o período pandêmico e de isolamento que a própria obra também retrata pela visão dos irmãos Carlos e Vitória que viviam com o pai, mas só o encontravam na faixa noturna, pois durante o dia ele era um dos muitos brasileiros que, mesmo com a pandemia da covid-19, precisavam sair para trabalhar. Clique aqui e assista na íntegra.

Este é o primeiro livro de Lázaro Ramos voltado ao público juvenil, mas segundo Manoella Neves, a obra pode ser lida por toda a família. “A escolha do livro vem da experiência de ler Lázaro se dirigindo para um público infantojuvenil. A história se passa na quarentena da pandemia e conta sobre dois irmãos que têm a mãe está fora de casa e o pai como um dos trabalhadores que não pode parar de trabalhar. Buscando superar esta realidade que se impunha, os irmãos recorrem à criatividade”, contou a colunista.

No decorrer do episódio, Manoella apresenta detalhes sobre essa criatividade que os irmãos utilizam para driblar o isolamento – não no sentido de saírem de casa irregularmente, mas no sentido de distração por não poderem sair. “Vitória, a irmã mais nova, recorre à escrita em um caderno, imaginando histórias. Carlos, o irmão mais velho, se dedica à produção de vídeos e lives para as suas redes sociais”, explicou.

A colunista frisou ainda que o livro mescla a narrativa literária com a linguagem das mídias sociais digitais, que ganharam ainda mais força com o período da pandemia. “Destaco do livro, em meio à narrativa da história encontramos também a linguagem própria das mídias digitais. O livro mostra a importância sobre o enfrentamento dos medos e da busca por seu espaço, não permitindo ser invisibilizado”, concluiu Manoella Neves.

Repercussão

Nas redes sociais, a dica de Manoella foi bastante curtida pelos internautas. A produtora cultural Íris Danielle celebrou: “Professora de Relações Públicas nota mil fazendo um vídeo massa na ETA/Ufal [Escola Técnica de Artes].” O José Maria Pimentel elogiou: “Manoella me orgulho de te conhecer, sempre inteligente.” E o ator Lázaro Ramos, autor do livro, também assistiu ao vídeo e aprovou. Na rede social Instagram, onde o episódio também foi publicado, ele comentou: “Que bom ver seu vídeo. Amei!”

Ator Lázaro Ramos celebrou publicação da dica de Manoella Neves