DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Edição especial do Minutos da Ciência mostra se homens podem sumir da Terra

Explicação tem a ver com o cromossomo Y, conhecido como cromossomo sexual masculino

Deriky Pereira

Você já quis que um homem sumisse da face da Terra? Esse foi o questionamento feito na abertura do programa 247 do Minutos da Ciência publicado na última sexta-feira (29) nas redes sociais de Fapeal e Fapeal em Revista. Um spoiler: a explicação é da biologia.

Cientistas estão preocupados pelo fato de o cromossomo Y, conhecido como cromossomo sexual masculino, estar encolhendo. E ele é crucial para iniciar o desenvolvimento “masculino” ainda no útero. “Os cromossomos são pacotes de material genético e costumam vir em 23 pares, sendo um deles o dos cromossomos sexuais”, explicou a apresentadora Eloísa Ferreira.

Enquanto o cromossomo X se manteve relativamente estável, o Y – parceiro no par XY – diminuiu bastante ao longo de milhões de anos. “Para comparação, o cromossomo X tem cerca de 900 genes funcionais, enquanto o Y hoje possui, no máximo, cerca de 100 genes”, complementou Eloísa.

No entanto, a explicação concreta diz que não é tão fácil assim: se continuar nesse ritmo, os cientistas acreditam que o cromossomo Y até pode desaparecer um dia… Mas em cerca de 11 milhões de anos. E a explicação veio de longe, com o apresentador em gravação externa feita de outra cidade, numa brincadeira com o tema do programa.

Clique aqui e confira o programa na íntegra.