Bora LerDestaqueNotíciasRevista

Em quatro anos, Bora Ler alcança mais de 145 mil reproduções nas redes sociais

Coluna apresentada por Manoella Neves produziu quase 90 episódios em quatro temporadas de dicas de leitura e livros variados

Deriky Pereira

O ano era 2021 e a coluna Bora Ler dava os seus primeiros passos com o livro Olhos d’Água, escrito por Conceição Evaristo. A iniciativa, fruto de um período ainda pandêmico e de isolamento social, tinha gravações feitas totalmente em modo remoto. Era apenas um celular, o texto e um sonho: o de popularizar as dicas de leitura e livros variados para além do universo científico.

Manoella Neves em gravação do último episódio da quarta temporada da coluna Bora Ler (Foto: Deriky Pereira)

Quatro temporadas depois, já no pós-pandemia, podemos dizer que o resultado foi alcançado. Especialmente com a terceira temporada da coluna, que produziu 28 episódios e mostrou que a ousadia e a literatura andam de mãos dadas: com gravações nos bairros Pinheiro, Bebedouro e Jaraguá, Manoella trouxe intensas reflexões do livro As Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino. Mas também trouxe Mesmo Rio, de Elisama Santos, dica que também foi repostada pela própria autora; Memórias da Plantação, de Grada Kilomba, que também manifestou seu carinho com a coluna ao repostar o material e também invadimos – no melhor sentido da palavra – a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com dois episódios mais que especiais que, somados aos 26 restantes, rendeu à coluna mais de 62 mil visualizações, o recorde até então.

Recentemente finalizada, a quarta temporada da coluna Bora Ler produziu 21 episódios e alcançou mais de 35 mil visualizações com livros de Emicida, Lázaro Ramos, Jane Austen, Mulheres Extraordinárias, e teve até dica internacional diretamente da Argentina. A coluna também passou a explorar ainda mais pontos de Maceió como forma de mostrar que você pode ler aonde quiser.

“Sou muito grata por poder fazer parte deste projeto que me permite indicar leituras e livros compartilhando um pouco de cada história contida nas dicas. A boa repercussão que o Bora Ler tem, sinaliza que as dicas são acolhidas pelos seguidores da coluna nos perfis da Fapeal em Revista”, celebrou Manoella Neves.

Vale reforçar que, no total, a coluna Bora Ler produziu 89 episódios com dicas de leitura e livros dos mais variados, além dos blocos de erros de gravação que também fizeram o maior sucesso, alcançando mais de 145 mil visualizações somente na rede social Instagram. A coluna, no entanto, também pode ser vista no YouTube e no TikTok da Fapeal em Revista.

Clique aqui e acompanhe a retrospectiva especial da coluna Bora Ler com Manoella Neves.