DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Minutos da Ciência Especial de Ano Novo apresenta quem inventou o Réveillon

Programa mostra que costume de celebrar a data já existe há mais de 4 mil anos, saiba mais

Deriky Pereira

A última edição de 2024 do Minutos da Ciência, curiosamente levada ao ar também no último dia do ano, apresentou dados interessantes sobre quem inventou o Réveillon. No entanto, antes de revelar o mistério, a atração publicada nas redes de Fapeal e de Fapeal em Revista contou que celebrar a chegada de um novo ciclo no calendário, na verdade, não é de hoje e, sim, existe há mais de 4 mil anos.

“O primeiro povo a celebrar a festa de passagem teria sido o da Mesopotâmia, área que corresponde hoje aos territórios de Iraque, Kuwait, Síria e Turquia. Por dependerem da agricultura para sobreviver, eles celebravam o fim do inverno e início da primavera, época em que se iniciava uma nova safra de plantação”, explicaram os apresentadores.

Por conta disso, a festa de passagem dos mesopotâmicos não se dava na noite do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, mas sim do dia 22 para o 23 de março, data do início da primavera no hemisfério Norte. E só com a introdução do calendário gregoriano adotado pelo Papa Gregório 13, em 1582, que o primeiro dia do ano novo passou a ser 1º de janeiro, como lembrou a BBC Brasil.

O Réveillon, por sua vez, não tinha data para acontecer, mas com o declínio da nobreza francesa a palavra foi sendo adaptada para a festa de véspera de Ano Novo — é que a palavra Réveillon deriva do verbo “acordar” em francês.

Clique aqui e confira o programa na íntegra para saber quem inventou o Réveillon.