Primeiro especial natalino apresentou curiosidades interessantes sobre o tema
Deriky Pereira
A noite da última sexta-feira (20) foi marcada pela apresentação do primeiro especial de Natal do Minutos da Ciência, publicado nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista. Na ocasião, a atração trouxe dados interessantes sobre a relação entre Thomas Edison e o pisca-pisca, elemento já tradicional nas festividades de final de ano.
Tecnicamente, ele não foi o primeiro a inventar a lâmpada incandescente, ou qualquer outro tipo de dispositivo alimentado por eletricidade que emitia luz. “Mas a lâmpada dele permitiu que a iluminação elétrica fosse produzida e distribuída em larga escala, chegando a praticamente todas as residências da América do Norte e Europa em poucas décadas”, explicou a apresentadora Tárcila Cabral.
Edison patenteou sua lâmpada em 1879 e, no Natal de 1880, em uma jogada de marketing, ele iluminou o caminho desde a estação de trem de Nova Iorque até o prédio do seu laboratório com 290 lâmpadas incandescentes ligadas a um fio. “A ideia era impressionar os membros da delegação com sua nova invenção e ganhar um contrato valioso para sua empresa: a instalação de usinas de energia elétrica e lâmpadas por toda Manhattan”, complementou Karla Mendonça.
Mas foi em 1882 que Edward Jonhson, amigo e parceiro de negócios de Edison, colocou um pinheiro de Natal na sala de sua mansão e o decorou com 80 lâmpadas coloridas, posicionando o pinheiro em cima de um dínamo, um tipo de motor elétrico, que fazia a árvore girar em seu próprio eixo, decorando ele com fios que combinavam lâmpadas de cores diferentes: vermelho, azul e branco.
Interessante, né? Clique aqui e confira o programa na íntegra.