Fundação desenvolveu sistema que agilizou cadastro de bolsistas e muito mais, veja conosco
Deriky Pereira
Mais de 208 milhões de reais em investimentos para quase 28 mil bolsistas nos últimos três anos. Foi com essa frase que abrimos a edição de número 250 do Minutos da Ciência, publicado nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista nesta quarta (18). O programa, então, explicou que os dados se referem ao programa Professor Mentor e foram destinados pelo Governo de Alagoas.
O programa foi criado em 2021 a partir de um pacote de ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-AL), e é executado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Aqui, o Programa conta com uma equipe de sete profissionais que atuam no acompanhamento para concessão de bolsas e na realização do pagamento delas.
“Nos últimos anos, a nossa equipe com o apoio da TI da Fapeal desenvolveu um sistema para o Programa, que contribuiu para o aprimoramento da gestão administrativa, o que possibilitou melhor acompanhamento e otimização do trabalho, principalmente no que se refere aos processos de desligamento ou inclusão dos bolsistas. Foi por meio desse sistema, inclusive, que conseguimos efetuar o cadastro de cerca de 5 mil bolsistas em um único mês”, explicou Karla Mendonça, coordenadora do Professor Mentor na Fapeal.
Nesses três anos, o Professor Mentor fez com que estudantes e professores realizassem projetos de pesquisa em temáticas variadas, nos eixos: Projeto de Vida, Engajamento e Território, Competências Socioemocionais, Recomposição e Apoio à Aprendizagem, Família e Diversidades.
“O Professor Mentor tem como intuito promover projetos a partir da Pesquisa com foco no desempenho escolar e acadêmico dos jovens, a redução das taxas de abandono e evasão escolar, assim como a mobilização para inclusão social por meio da educação”, completou Karla.
Quer saber mais detalhes? Clique aqui e assista ao programa na íntegra. Já neste link você conhece ainda mais sobre o Professor Mentor.