DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Minutos da Ciência mostra se existem evidências científicas do azar por trás da sexta-feira 13

Programa vai ao ar nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista

Deriky Pereira

Foto: Getty Images via BBC

O que diz a ciência sobre esse tal de azar da sexta-feira 13? Foi com essa pergunta que os apresentadores abriram a edição de número 249 do programa exibido nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista… na noite da última sexta-feira, que caiu no dia 13. E pra começar, a atração mostrou que se você tem algum receio desta data, pode botar a culpa no financista americano Thomas Lawson… Ou pelo menos parte dela.

“Ele leva o crédito por conta de seu romance Sexta-Feira 13, que conta a história sombria de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para se vingar de seus inimigos, deixando eles na miséria. Mas as teorias por trás da associação de azar com o número 13 incluem ainda o número de pessoas presentes na Última Ceia e o número de bruxas em um clã”, explicaram as apresentadoras Eloísa Ferreira e Janaina Silva, convidada especial.

Até que esses dois elementos, a sexta-feira e o número 13, que já causavam receio isoladamente, acabaram se unindo – justamente com o livro de Thomas Lawson. Mas isso não é tudo. “É que meses depois de publicar o romance, mais precisamente em 13 de dezembro de 1907, um barco enorme que ele mandou construir e colocar seu nome afundou. Isso aconteceu nas primeiras horas do sábado, 14, mas onde ele vivia, em Boston, ainda era sexta-feira 13”, complementaram Eloísa e Janaina.

Apesar de tudo isso envolvendo Thomas, a verdade é que, oficialmente, não há definição clara sobre os motivos desse azar. Tanto que a crença é outra em diferentes locais do mundo. Quer saber mais? Clique aqui e confira na íntegra.