Veículo se dedica ao jornalismo baseado em evidências científicas, sendo uma iniciativa internacional presente em dez países
Naísia Xavier
O The Conversation Brasil está completando um ano de existência neste dezembro de 2024. O veículo se dedica ao jornalismo baseado em evidências científicas, sendo uma iniciativa internacional presente em dez países
Com o lema “Rigor acadêmico, estilo jornalístico”, tem como objetivo promover a divulgação científica de qualidade e facilitar o acesso da sociedade ao conhecimento produzido em universidades e centros de pesquisa.
A ligação com o estado de Alagoas se dá pelo fato de que o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), Fábio Guedes, faz parte do Conselho Administrativo do The Conversation, onde atua junto a cientistas como Natalia Pasternak, muito presente na mídia como uma voz contra o negacionismo durante a pandemia de Condiv-19 e junto a jornalistas que são referência quando se trata de comunicação pública da ciência, como Daniel Stycer.
A Fapeal, junto à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), e à Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) já estimula a divulgação científica na mídia alagoana, através do Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo, que chegou à sua terceira edição este ano, com recorde de trabalhos inscritos.
“É com orgulho que Alagoas participa dessa iniciativa internacional, tendo o professor Fábio Guedes integrando o Conselho Administrativo no Brasil, em que se busca valorizar o papel da ciência na evolução da humanidade, especialmente nesse tempo em que devemos tratar, com máxima seriedade, a integridade da informação”, disse o jornalista e secretário de estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante.
“E aqui ressaltar o Prêmio de Jornalismo que recebeu o nome do professor José Marques de Melo, uma referência alagoana para o Brasil e o mundo na discussão acadêmica sobre comunicação, que ele considerava como algo essencial para indução do desenvolvimento”, acrescentou o secretário.
O professor Fábio Guedes aponta o valor do “The Conversation” para estudos e atualização. “É uma ferramenta indispensável para conectar a ciência à sociedade, promovendo um diálogo que contribui para a tomada de decisões informadas e para o avanço do conhecimento em prol do desenvolvimento global”, comentou.
“A plataforma se destaca por ser dirigida por jornalistas experientes e qualificados, que trabalham em conjunto com um conselho de cientistas e gestores para produzir conteúdos claros, objetivos e baseados em evidências”, acrescentou Fábio Guedes.
O pesquisador e gestor da Fapeal começou a defender essa bandeira ainda em 2020, durante a pandemia de Covid-19, quando passou a atuar como representante de Alagoas no Comitê Científico do Consórcio de Governadores do Nordeste, ao qual deu voz em audiência pública federal sobre a pandemia, na Câmara dos Deputados, ainda no mês de maio daquele ano.
Desde maio de 2023, o professor Fábio Guedes também atua como coordenador técnico da Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio, câmara essa que conta com a liderança política do Governador Paulo Dantas.
Saiba mais
O The Conversation teve início em Melbourne, Austrália, em março de 2011. A edição no Reino Unido foi lançada em maio de 2013, seguida por edições nos EUA (2014), África do Sul e França (2015), Canadá, Indonésia e Nova Zelândia (2017), Espanha (2018) e Brasil (2023).
Acesse ou saiba como submeter seu trabalho em theconversation.com/br
Comment here