Bora LerDestaqueNotíciasRevista

Casa das Estrelas: O Universo pelo Olhar das Crianças abre a nova temporada do Bora Ler

Livro traz a visão de estudantes sobre palavras, objetos, ideias, pessoas, lugares e sentimentos

Deriky Pereira

Livro Casa das Estrelas (Foto: Reprodução)

A coluna Bora Ler com Manoella Neves está de volta e para abrir a quinta temporada apresentamos um livro mais que especial e para toda a família. Trata-se de Casa das Estrelas: O Universo pelo Olhar das Crianças, escrito por Javier Naranjo, que ao longo de alguns anos, coletou definições que seus alunos do ensino fundamental davam a palavras, objetos, ideias, pessoas, lugares e sentimentos.

“Casa das Estrelas reúne pequenos verbetes que oscilam entre o poético, o lúdico, o melancólico e o revelador”, explicou Manoella Neves durante  o episódio de apresentação do livro. Na sequência, como forma de dinamizar a dica, o episódio de estreia trouxe algumas das palavras escolhidas pelos estudantes e seus significados de uma maneira diferente: com música – e, consequentemente, dança.

A ideia de fazer a apresentação musical foi da designer da Fapeal, Nathalie Nayara. “Falar sobre literatura infantil no Bora Ler significa que precisamos pensar nas crianças como parte da audiência. Embora isso não seja habitual na Fapeal em Revista, é importante adaptar a linguagem para torná-la acessível também aos pequenos. E uma abordagem divertida que se alinha ao universo de aprendizagem deles é a música”, salientou a designer.

Para isso, as palavras escolhidas foram:

Poesia – é como estar cantando.

Amor – é quando batem em você e dói muito.

Guerra – gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz.

Adulto – Pessoa que, em toda coisa que fala, vem primeiro ela.

“O livro de Navarro traz a visão de crianças sobre algumas palavras que são sentimentos, objetos ou lugares, por exemplo. Deste modo, nos são revelados outros possíveis sentidos que uma mesma palavras pode ter e que nem imaginamos, nos dando outros significados à compreensão das coisas que nos rodeiam. Esta é para mim a riqueza encontrada no livro indicado desta vez”, contou Manoella sobre a escolha da obra para abrir a temporada.

Clique aqui e confira como foi a apresentação do primeiro episódio da quinta temporada da coluna Bora Ler.