Explicação tem a ver com bactérias, água, sol, temperatura e muito mais, confira conosco
Deriky Pereira
Por que a comida no Sol azeda, mas esquentá-la no fogo é normal? É com essa pergunta que o Minutos da Ciência abre a edição de número 256, publicada nesta sexta-feira (10) nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista, tanto no Instagram como no YouTube. E a resposta surpreende: é que as bactérias, assim como nós, são exigentes com temperatura da comida.
As bactérias até gostam do que o programa chama de “calorzinho moderado” do Sol, que costuma acelerar seu metabolismo e reprodução, mas elas morrem no calor mais intenso do fogão, que destroça as suas proteínas. Tanto que até os 60 graus, elas fazem a festa, mas a partir dos 75 graus… É morte na certa!
No entanto, ainda durante o programa, os apresentadores explicam que a temperatura não é a única variável que importa. É preciso destacar ainda a questão da água, essencial para todas as formas de vida, além do ambiente que também precisa ter condições minimamente agradáveis do ponto de vista químico. A prova disso é a história da carne seca.
Saiba mais detalhes tanto sobre essa situação da carne como sobre o programa acompanhando a atração na íntegra, basta clicar aqui.