Doença se caracteriza pela degeneração das cartilagens, com alta prevalência entre idosos
Deriky Pereira

A edição de número 272 do Minutos da Ciência, publicada na última terça-feira (25), trouxe informações sobre a osteoartrite e e por que o risco é maior em mulheres na pós-menopausa. A osteoartrite é uma doença das articulações, que se caracteriza pela degeneração das cartilagens, com alta prevalência entre idosos. Depois dos 65 anos, ela pode acometer 85% das pessoas e estima-se que mais de 12 milhões de brasileiros sofram com ela, que provoca dor e limitações nos movimentos.
A osteoartrite afeta desproporcionalmente as mulheres que estão na pós-menopausa, o que reforça a importância de uma pesquisa recente e que trouxe descobertas importantes sobre a relação entre menopausa e osteoartrite.
“Os pesquisadores usaram cobaias para replicar em laboratório o processo de osteoartrite na menopausa, e analisaram mudanças no nível molecular e no organismo como um todo. As alterações se assemelhavam às ocorridas em seres humanos, com a degeneração da cartilagem se iniciando no começo da pós-menopausa, como mostrou o estudo publicado recentemente na revista Nature Aging“, explicaram os apresentadores.
Os pesquisadores empregaram um sistema computacional capaz de analisar as interações entre proteínas, e o sistema indicou que a perda de estrogênio e progesterona promovia a degradação da matrix extracelular. “Esse é um processo fundamental para a renovação dos tecidos, mas que causa doenças quando desregulado”, complementaram os apresentadores.
O estudo mostrou ainda que mudanças hormonais associadas à menopausa – notadamente a queda da produção do estrogênio – já tinham sido apontadas como fatores para o surgimento e a progressão da osteoartrite. Clique aqui e assista ao programa na íntegra.