Fundação realizou uma roda de conversa com a temática ‘Eu sou uma mulher que inspira’
Tárcila Cabral – texto
Eloísa Ferreira e Naísia Xavier – fotos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi palco nesta sexta, 28, para um momento integrador, alusivo ao mês da mulher. A iniciativa, promovida pela Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP), reuniu as colaboradoras da Fapeal em uma roda de conversa com a temática “Eu sou uma mulher que inspira”, com muita reflexão.
A gestora da GEVP, Lília Aguiar, conduziu a roda de conversa, propondo uma discussão em torno de frases e palavras que representam o universo feminino, como “Lugar de mulher é onde ela quiser”, “sororidade”, “corpos livres” e “vida profissional e maternidade”. A atividade incentivou as participantes a compartilharem suas percepções e experiências pessoais.
“Nós gostaríamos que vocês refletissem sobre as frases e comentassem os sentimentos e vivências que elas despertam”, destacou Lília Aguiar. A proposta era criar um espaço de escuta ativa e diálogo, valorizando as histórias e trajetórias de cada mulher presente.
Durante a dinâmica, surgiram reflexões sobre empatia diante dos desafios enfrentados pelas mulheres, a importância do acolhimento institucional e a necessidade de ampliar a presença feminina em espaços de liderança, especialmente no meio científico.
Ao final da dinâmica, as participantes expressaram gratidão pelo ambiente de apoio e fortalecimento mútuo promovido dentro da Fapeal. A GEVP reiterou que pretende ampliar esses encontros, incentivando novas trocas e ações voltadas à saúde mental e bem-estar das colaboradoras.
“A GEVP está sempre de portas abertas, com uma equipe pronta para escutar, acolher e auxiliar vocês. Sintam-se à vontade para nos procurar”, reforçou Lília Aguiar.
Portanto, a ação cumpriu seu fim tornando as temáticas mais leves e reunindo alegremente as colaboradoras num momento conjunto. O evento foi um momento de descontração e integração entre as colaboradoras.