Encontro destacou o papel estratégico da fundação e do PoP/AL no avanço da tecnologia em Alagoas
Tárcila Cabral
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) recebeu, na sexta-feira (14), alunos dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Ciência da Computação do Centro Universitário de Maceió (Unima) para uma visita técnica às instalações da instituição e ao Ponto de Presença de Alagoas (PoP/AL) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo foi proporcionar aos estudantes uma imersão na infraestrutura tecnológica abrigada pela Fapeal e PoP/AL, além de apresentar oportunidades de atuação na pesquisa científica e na tecnologia da informação dentro do estado.
Durante a visita, o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, destacou a importância das fundações estaduais de amparo à pesquisa para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
“Vocês já deram uma olhada na Fapeal, visitaram, conheceram o PoP/AL da RNP e, provavelmente, muitos não sabiam que existia uma fundação como essa. No Brasil, existem 27 fundações estaduais que fazem parte de um sistema nacional de financiamento à ciência brasileira. Elas atuam junto ao sistema federal, que inclui órgãos como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior),fundamentais para o financiamento da ciência e do sistema de pós-graduação no país”, explicou o gestor.
A visita permitiu que os alunos conhecessem a infraestrutura do PoP/AL, que é abrigado na Fapeal e integra a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), fornecendo suporte e interconexão para instituições acadêmicas e tecnológicas em Alagoas.
Também presente ao encontro, a técnica administrativa do PoP/AL e colaboradora da Assessoria Executiva de Gestão Interna (AEGI) da Fapeal, Letícia Crisóstomo, reforçou a importância de aproximar os estudantes da infraestrutura de tecnologia da informação presente no estado:
“É sempre um prazer receber alunos de graduação de áreas relacionadas à tecnologia da informação, pois vemos isso como uma oportunidade de apresentar nossa infraestrutura e o trabalho desenvolvido na Gerência de Tecnologia da Informação e no PoP/AL. A graduação é uma fase de muitas descobertas, e é essencial mostrar as oportunidades de atuação dentro do nosso estado”, afirmou.
Para os estudantes, a visita foi uma possibilidade única de conhecer de perto as estruturas tecnológicas que dão suporte à pesquisa científica e acadêmica em Alagoas. O aluno do 8º período de Engenharia Mecatrônica, Pedro Calheiros, destacou a importância do momento.
“Foi uma experiência bem legal vir aqui na Fapeal. Foi gratificante entender como funciona a tecnologia em Alagoas e ver que o nosso curso está se valorizando aos poucos. Aqui é um espaço que tem essa constância, essa evolução tecnológica, e isso mostra que podemos acompanhar esse crescimento”, comentou.
O estudante do 10º período de Engenharia Mecatrônica, Guilherme Matheus, também apontou aspectos técnicos observados na visita.
“Foi muito interessante ver todo o sistema que eles têm aqui, desde o monitoramento de redes que recebemos de todo o Brasil até a segurança automatizada. A parte de redundância das proteções, camadas de temperatura e unidade do banco de dados da Fapeal é impressionante. Também foi muito interessante descobrir o papel da Fapeal no fomento à pesquisa em Alagoas, eu não sabia que tinha tanta influência assim”, relatou.
Já o professor responsável por acompanhar os alunos, Ícaro Ferreira, ressaltou a importância de visitas técnicas como essa para a formação acadêmica. “Viemos hoje à Fapeal e ao PoP/AL para que os alunos vejam como funciona a vida acadêmica e a realidade profissional, mesclando teoria e prática no dia a dia”, completou.
Ambiente tecnológico e científico
A Fapeal e o PoP/AL têm promovido momentos acadêmicos e de extensão, com visitas técnicas para alunos de centros universitários, com o objetivo de fomentar a ciência e a tecnologia desde o início da formação destes estudantes. Essas iniciativas visam apoiar os cursos presentes em Alagoas e oferecer aos estudantes a perspectiva de colaborar com instituições públicas, seja atuando na pesquisa ou contribuindo profissionalmente.
A visita também foi destaque no Minutos da Ciência da última sexta-feira (14), clique aqui e assista.