Notícias

Hemoal capta 26 doadores aptos em dia de doação na sede na Fapeal

Ação foi um sucesso, com adesão de colaboradores da Fundação e do público externo, e incursão ao vivo na tv aberta, ao meio-dia

Naísia Xavier – texto
Fotos: Naísia Xavier e Victor Tenório

 

Colaboradores da Fapeal e técnicos do Hemoal na sede da Fundação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal) serviu de ponto para coleta externa de sangue, em ação realizada pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal), durante esta terça-feira, 8/4, das 9h às 16h.

Ao todo, foram colhidas 26 doações, por doadores aptos, tanto colaboradores da Fapeal, quanto do público externo, que se dirigiu à sede da Fundação, no Centro de Maceió, com este intuito.

De acordo com o Ministério da Saúde, cada bolsa de sangue, de 450 a 500 ml, implica no potencial de salvar até quatro vidas, pois o sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma) e, assim, poderá beneficiar mais de um paciente.

Rômulo Sales

O economista Rômulo Sales, colaborador da Fundação, dividiu a sua experiência: “Já doei, assiduamente, acho que por dois anos, e parei. Agora, na Fapeal, com esta oportunidade, vou voltar a doar. No meu caso, percebo que a gente se cuida mais quando se torna doador de sangue. Eu já não bebo, não fumo, não sou sedentário. Já tive vontade de fazer uma tatuagem, mas quando penso que vou ficar um ano sem doar, para mim, é muito tempo. Então, eu percebo que agente presta mais atenção no que está fazendo, porque o sangue que eu vou doar, no mínimo, é para três pessoas. Parece que é um clichê, mas eu realmente sai de casa com isso na cabeça, hoje, ‘eu vou ali, salvar no mínimo três vidas’. É muito bom”, comentou.

Rômulo, de tipo sanguíneo 0+, como 36% da população brasileira, acrescenta: “Às vezes, as pessoas dizem: Você vai ali doar sangue, é tranquilo. Para mim, não é tranquilo. Vai furar seu braço, etc, mas é um sacrifício pequeno, pela função, vale a pena”, reflete.

As coletas externas do Hemoal são amplamente divulgadas pela comunicação do Governo de Alagoas, com apoio de veículos de mídia local, o que assegurou a presença de público externo além de onze doadores da própria Fapeal. Um destaque foi a presença dos servidores do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

Repórteres da TV Gazeta entrevistam colaborador da Fapeal

Ao meio-dia, a TV Gazeta fez um ao vivo direto da Fundação, levando a informação para ainda mais pessoas, que tiveram até às 16h horas para aproveitar a oportunidade, além de matéria gravada, pela manhã.

A gerente de Valorização de Pessoas da Fapeal, Lília Aguiar, declarou que receber a ação do Hemoal “é um acontecimento que nos alegra muito, porque a gente está facilitando a doação de sangue, que é uma atitude muito solidária, onde se trabalha a cidadania, o compromisso social que a gente precisa ter uns com os outros”, ponderou a gestora.

“Para a gente, possibilitar uma estrutura, dentro da nossa própria repartição, com tudo que o Hemoal solicitou, em virtude de biossegurança, de climatização, e de conforto, também, para os doadores, e a gente conseguir fornecer isso, que o colaborador, no próprio ambiente de trabalho, tenha a possibilidade de salvar vidas, isso nos deixou muito motivados”, concluiu Lília.

Lília Aguiar

Oportunidades

O Hemoal recebe doadores de sangue e voluntários para o cadastro de doador de medula óssea em quatro pontos: Em Maceió, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche (ao lado do HGE) ou Via Expressa (ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.

Em Arapiraca, a Unidade Eldorado, na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa, atende de segunda à sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.

É necessário levar um documento oficial com foto para identificação. No caso de voluntário para o cadastro de doadores de medula óssea, também é necessário comprovante de residência.