Desenvolvida na Fundação, ferramenta gera um código de texto simples, que garante informação segura e responde à necessidade de adequação legal
O Guia de Serviços do Estado é o endereço certo para o cidadão encontrar todas as informações que precisa sobre o atendimento prestado pelos órgãos do Governo de Alagoas ao público.
Lançado em janeiro de 2017, o Guia foi definitivamente incorporado à estrutura do Executivo estadual em 25 de abril deste ano, por meio de decreto governamental, instituindo as normas para oferta e disponibilização de informações sobre os serviços públicos à população alagoana.
Uma das exigências do decreto é o prazo de 60 dias para os órgãos do Governo incluírem a interface do Guia de Serviços nos seus respectivos sites oficiais, com a perspectiva de que esta exigência legal fosse atendida de forma individualizada.
No entanto, uma ferramenta simples já está disponível para a adequação dos sites. O Facilitador de Integração com o Guia de Serviços (FIGS) é uma solução que responde ao desafio de manter cada site do Governo atualizado e sincronizado a partir do Guia, sem lacunas ou duplicidade de informações.
Para usufruir da facilidade, os responsáveis pelos sites dos órgãos do Governo de Alagoas devem se dirigir ao endereço http://sistemas.fapeal.br/figs/, selecionar sua instituição e clicar no botão ‘gerar código’. Então, é só escolher uma das três opções de implantação para copiar e colar numa página de seu site oficial, independentemente da plataforma de hospedagem e estilo de layout.
A partir daí, a integração com as informações disponibilizadas no Guia de Serviço se torna automática e permanente. Além disso, também é disponibilizado um link para a contagem total dos acessos e ranking dos serviços acessados.
Relevância
“Em abril, o Guia chegou a 70 mil visualizações mensais”, explica Thiago Ávila, superintende de Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). “Agora, esta solução vai fornecer uma estatística bem mais consolidada, incluindo o acesso aos serviços pelos sites”.
“Acho que, com esta nova ferramenta, será possível para todo mundo atender ao prazo legal da adequação”, comemora Lairson Geisel, superintendente da Secti [Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação]. A secretaria integra o comitê gestor do Guia de Serviços junto à Seplag, Secom, CGE e Itec.
“O benefício é público”, observa o professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal. “Com o Guia de Serviços, o Governo do Estado viabilizou uma oportunidade de cada orgão mostrar à sociedade que somos competentes na prestação de serviços. O Guia é como um shopping, mas cada órgão deve zelar por sua vitrine”, reflete o gestor.
Inovação
O Facilitador de Integração com o Guia de Serviços é uma solução desenvolvida na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), órgão vinculado à Secti. A aplicação foi concebida e programada por Antônio Fernando Souza, gerente de Tecnologia de Informação da Fapeal.
“Minha inspiração para o FIGS foi facilitar a vida dos desenvolvedores que trabalham no Governo de Alagoas e têm a missão de entregar o melhor serviço possível para o publico final, a população”, aponta o programador.
A ferramenta foi apresentada nesta quarta-feira (9), aos integrantes do setor do TI de diversos órgãos do Governo do Estado, em reunião do auditório da Fapeal. O Guia de Serviços do Estado de Alagoas está acessível em http://www.governo.al.gov.br/.