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Fapeal realiza seminário de avaliação e acompanhamento do Pibic Jr

Trabalhos têm ênfase em sustentabilidade, tecnologias e inovação em educação; evento avaliou 99 projetos desenvolvidos na rede pública estadual e nos Institutos Federais de Alagoas

Tárcila Cabral

Acervo do pesquisador

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) promoveu, entre os dias 2 e 5 de julho, o Seminário Final de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr). O evento, realizado de forma remota, reuniu 99 projetos desenvolvidos ao longo de um ano na rede pública estadual e nos Institutos Federais de Alagoas (Ifal). O seminário contou com a participação dos orientadores e alunos do ensino médio, proporcionando uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências no campo da pesquisa científica.

O encontro contou com uma programação estruturada em quatro trilhas temáticas, oferecendo uma abordagem abrangente e multidisciplinar. No dia 2 de julho, as atividades da manhã foram dedicadas à sustentabilidade, destacando o manejo e cuidado com recursos naturais, enquanto a tarde focou na inovação e uso de tecnologias digitais. O terceiro dia explorou a cultura e diversidade, abordando linguagens artísticas, identidade, memória, antirracismo e equidade. Já no quarto dia, as ciências da natureza e as Olimpíadas do Conhecimento foram temas centrais.

 

O último dia do evento tratou de cidadania e lógica, discutindo ciências humanas, exatas e a compreensão do universo.

Destaques dos estudos apresentados

Acervo do pesquisador

Entre os projetos apresentados, destacou-se o “AMO – Alagoas no Mapa da OBI”, coordenado por Leonardo Fernandes Mendonça de Oliveira e Augusto Cesar Melo de Oliveira. Este estudo capacitou estudantes do Ifal e de escolas públicas de Maceió em lógica de programação, algoritmos e estrutura de dados. Através de treinamentos avançados, grupos de estudo e a manutenção do sistema AlgorIF, os alunos melhoraram seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e se prepararam para carreiras em Tecnologia da Informação (TI). O projeto também promoveu inclusão digital e combate à exclusão social, destacando-se na formação de habilidades técnicas e comportamentais dos participantes.

Outra pesquisa de relevância foi “Is English mine, yours or ours? Estrangeirismos no Agreste e no sertão alagoanos”, coordenado por Rosangela Nunes de Lima. A análise investigou o uso de estrangeirismos em estabelecimentos comerciais de Batalha e municípios vizinhos. Através de entrevistas e questionários, o estudo revelou que a maioria dos comerciantes compreende a importância do inglês no mundo globalizado. O projeto promoveu a interação entre alunos do ensino médio e comerciantes, esclarecendo a origem e uso apropriado dos termos estrangeiros, contribuindo para a compreensão linguística e cultural na região.

No espectro da sustentabilidade, o Pibic Jr contou com a pesquisa “Rios Invisíveis: análise ambiental do Riacho do Silva, Maceió”. Coordenado por Kinsey Pinto e sua equipe, o projeto verificou a bacia hidrográfica do Riacho do Silva, destacando o impacto da urbanização na qualidade ambiental. A pesquisa, que utilizou técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, identificou um aumento significativo da área urbana e mapeou estilos fluviais e áreas suscetíveis a deslizamentos. Os resultados forneceram dados essenciais para a gestão sustentável e o engajamento comunitário na preservação dos recursos hídricos locais.

Proteção e cuidados com animais

Sob um viés de políticas públicas foi apresentado o trabalho “Ética animal, educação ambiental e educomunicação: enfrentando o abandono e maus-tratos de animais na cidade de Maceió (AL)”. Liderado por Carlos Fernandes, esta proposta se voltou à proteção e cuidados de animais abandonados. Através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, como debates públicos e oficinas, o projeto sensibilizou a comunidade escolar sobre o bem-estar animal. A pesquisa revelou uma crescente conscientização ética e necessidade de medidas governamentais para resultados em saúde e cuidados animais em Maceió, destacando a importância de iniciativas educacionais e comunicativas na mitigação dos maus-tratos e abandono de animais.

Publicação e perspectivas futuras

Todos os trabalhos apresentados no Seminário Final entregaram artigos científicos que serão compilados em um E-book, proporcionando uma publicação abrangente dos resultados obtidos.

A professora de biologia da rede estadual de ensino de Alagoas Sandra Vanessa, na qualidade de avaliadora convidada, parabenizou as equipes pelos trabalhos apresentados, destacando a contribuição significativa para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“São trabalhos fantásticos, estou aqui imaginando estes estudos sendo divulgados para a comunidade da educação básica como um todo, como seria interessante nas nossas Feiras de Ciências. Vocês trabalharam, ao que parece, de forma objetiva, mas muito eficiente, e ver o envolvimento de todos que fazem parte do cotidiano escolar é fantástico”, citou a bióloga.

A professora doutora Fernanda Peiter, também avaliadora convidada pela Fapeal, elogiou o empenho dos professores e estudantes, ressaltando a importância das metodologias científicas e práticas empregadas nos projetos.

“Eu gostaria de parabenizar muito os professores e os estudantes porque um ano pode parecer muito, mas é pouco tempo para se aprofundar tanto no resultados da pesquisa. Daqui a pouco muitos vão realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e entrarão para a universidade. Acho bacana que vocês já tenham essa noção inicial do que vocês podem encontrar lá. Em geral a gente tem trabalhos com metodologias bem empregadas e por outro lado observamos estudos que atuam numa pegada mais prática que também tem o seu valor, que vai do tecnológico ao ambiental”, frisou a doutora em engenharia hidráulica.

O Pibic Jr. é financiado integralmente pelo Governo de Alagoas, com recursos do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, por meio da Fapeal e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).