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Centro de Inovação do Jaraguá recebe estudantes da rede pública estadual e federal

Ação “Inspire-se” tem o propósito de estimular o empreendedorismo inovador

Bruna Tojal/ Ascom Secti – texto
Naísia Xavier/ Ascom Fapeal – fotos

Reprodução. Publicado originalmente em https://alagoas.al.gov.br/noticia/centro-de-inovacao-do-jaragua-recebe-estudantes-da-rede-publica-estadual-e-federal
Estudantes da Escola professor Rosalvo Lobo, no Centro de Inovação de Jaraguá

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Alagoas (Fapeal), realizaram o primeiro encontro entre alunos do ensino médio da rede pública e empresas contempladas pelo Governo do Estado, através da ação “Inspire-se”.

Estiveram presentes cerca de 80 alunos, da Escola Professor Rosalvo Lobo e do Ifal Campus Santana do Ipanema, e o encontro ocorreu na quinta-feira (11), no Centro de Inovação do Jaraguá.

Durante o encontro, os estudantes participaram de uma visita repleta de aprendizagem sobre os mais diversos assuntos de empreendedorismo e CT&I. A programação contou com as palestras dos CEOs das empresas Epasseios, Cit Tecnologia e Tutti, que são contempladas por editais do Governo de Alagoas, além da visita guiada pelo Centro de Inovação do Polo Tecnológico, comandada pelos mentores do programa Mentoring Team.

Secretário Silvio Bulhões dá as boas-vindas aos estudantes

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, deu as boas-vindas aos estudantes e abriu a programação da visita, ressaltando a importância da presença dos alunos num espaço que fomenta o empreendedorismo inovador e à qualificação técnica.

“Esse espaço é de vocês. Um Centro que respira inovação e que pleiteia receber aqui as futuras mentes do nosso Estado, seja estudando, empreendendo ou trabalhando nas empresas que aqui estão instaladas”, frisou o secretário.

A bolsista de assessoria científica de projetos especiais de inovação da Fapeal, Mayanna Hora, é uma das responsáveis pela realização do “Inspire-se” e conta a importância de apresentar aos alunos o mundo do empreendedorismo inovador.

“É necessário a gente começar a plantar essa sementinha bem lá no início, quando jovens, para que essas pessoas tenham a maturidade para quando chegarem na graduação e para o mercado de trabalho possam saber que empreender é uma possibilidade e também que eles podem contar com o Governo de Alagoas para isso”, disse Mayanna.

Os professores e alunos demonstraram entusiasmo com a participação no programa e ao conhecer as instalações do Centro de Inovação, onde foram apresentados ambientes para estudos, capacitação e networking, ampliando as possibilidades de atuação no setor tecnológico do Estado.

O professor de empreendedorismo e inovação do Ifal, Jacques Fernandes, destacou a importância desta visita para estimular os estudantes no desenvolvimento de projetos dentro e fora do Ifal, e também do conhecimento sobre os editais e programas fomentados pelo governo para apoiar o desenvolvimento dessas ações.

“A nossa vinda até aqui foi fundamental para abrir a mente dos estudantes acerca da progressão dos seus projetos no ensino médio técnico, do que essas iniciativas podem se tornar e também se  aproximarem da Secti e dos editais juntos à Fapeal  e perceber que eles têm esse espaço à disposição”, disse o professor.

“Os editais de iniciação científica também mostram que é uma das metas do Governo Estadual estimular o desenvolvimento da ciência  e da tecnologia dentro das escolas estaduais, municipais e federais,  que isso para a gente é inovador”, completou Jacques.

Sobre o Inspire-se

O Inspire-se é um projeto da Secti, junto à Fapeal, que busca incentivar os estudantes do ensino médio a conhecerem o universo empreendedor e as diversas áreas da Ciência e Tecnologia. Além do encontro dos estudantes com empresas fomentadas pelo Governo do Estado de Alagoas, que contam suas trajetórias para os jovens que irão ingressar no mercado de trabalho e na vida acadêmica.

Estudantes e docentes do IFal são recebidos pelo professor João Vicente Lima e equipe