Região ocupa território que equivale a quase quatro vezes o da cidade de São Paulo
Deriky Pereira com Pesquisa Fapesp
No segundo episódio da série especial sobre o aquecimento global, publicado na última terça-feira (23), o Minutos da Ciência revelou que os efeitos do fenômeno registrado no Brasil fizeram surgir a primeira zona árida no país: a região fica no centro-norte da Bahia, na divisa com Pernambuco, num território que equivale a quase quatro vezes o da cidade de São Paulo.
Dados da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) alertam ainda que a aceleração do ciclo da água e o aumento da evapotranspiração são outros efeitos do aquecimento global. A evapotranspiração, inclusive, que é o excesso de umidade atmosférica, pode causar tanto chuvas concentradas como secas prolongadas e se intensifica pelo fato de que a temperatura está subindo no país por conta do aquecimento global.
O programa mostra ainda que têm locais do mundo e no Brasil, como a faixa sul da Amazônia e o interior do Nordeste, que as temperaturas locais subiram de 2 a 3 graus nas últimas décadas. Mas o aquecimento global não é o único fator que modifica a ocorrência das chuvas.
Quer saber mais? Clique aqui e confira o programa na íntegra.