DestaqueInternaNotícias

Fapeal atende a novas exigências legais para gerência de patrimônio

Adequação responde à demanda da Seplag, a partir da Secretaria do Tesouro Nacional

Antônio Elias Ferreira

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), vem trabalhando na elaboração de planilhas do seu inventário patrimonial, para responder às determinações da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), conforme orientações da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda.

O trabalho começou em abril. A fundação e mais oito secretarias conseguiram cumprir os primeiros prazos de maneira satisfatória. “A Seplag mencionou que todas as nossas planilhas e dados entraram sem problemas no sistema novo”, comenta o arquiteto Antônio Elias Ferreira, chefe de controle de consumo interno da Fapeal, responsável pelas áreas de patrimônio e almoxarifado.

Qualificação

Antônio é servidor efetivo da Fapeal e foi beneficiado pelo Programa de Apoio à Capacitação e Qualificação do Servidor da Fapeal, o Pacquali, em cumprimento ao qual, ele cursou 80 horas de Excel básico e avançado.

“Como meus conhecimentos do programa eram completamente intuitivos, percebi muita coisa que eu poderia ter feito muito mais rapidamente se eu já soubesse de determinadas funcionalidades do Excel, ao invés de ficar tentando descobrir por mim mesmo”, comenta o especialista em Educação e Meio Ambiente.

Depois do curso, ele resume o trabalho com as planilhas como “ganho em eficiência”.

O próximo passo é aprender o novo sistema Urbem da Seplag, e continuar o trabalho diretamente de lá. Acena-se com a perspectiva de que o Estado de Alagoas pode ter seu patrimônio vistoriado pelo Tesouro Nacional em 2019.