Apoio da Fundação atraiu mais de 500 mil pessoas para 152 eventos no estado de 2015 a 2018
O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), professor Fábio Guedes Gomes, foi nomeado “Embaixador de Alagoas 2018” pelo comprometimento com o segmento de negócios e eventos. O troféu foi entregue na manhã desta quinta-feira (29) em iniciativa conjunta da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), da Prefeitura de Maceió e do Maceió Convention & Visitors Bureau.
A Fapeal, nos últimos quatro anos, investiu mais de R$ 2,5 milhões em quatro chamadas públicas para organização de reuniões técnico-científicas em Alagoas, o que atraiu 152 eventos, sendo 22 deles internacionais, 19 nacionais, 12 regionais e 95 estaduais.
Estima-se que 522 mil pessoas tenham circulado nesses eventos em Alagoas. A estimativa leva em conta a expectativa de público declarada em todos os projetos selecionados nos editais, que resultaram no investimento aproximado de R$ 4,90 por cada pessoa que teve assegurado pelo Governo de Alagoas, através da Fapeal, o direito de acesso à ciência, tecnologia e inovação, de acordo com a emenda constitucional nº 85, de 26 de fevereiro de 2015.
Dentre as iniciativas mais expressivas estão as duas últimas Bienais Internacionais do Livro de Alagoas, de 2015 e 2017, e a 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina, realizado em julho de 2018 na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na SBPC, circularam aproximadamente 46 mil pessoas de todo o país, durante uma semana.
O dado inclui também a circulação de pessoas em 17 municípios do interior de Alagoas, além de Maceió, que sediaram eventos científicos nos campi da Ufal, Uneal e Ifal, como Arapiraca, Batalha, Delmiro Gouveia, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Rio Largo, União dos Palmares e Viçosa.
Algumas localidades especialmente turísticas também foram contempladas com eventos internacionais, como Japaratinga e Barra de São Miguel, que receberam pesquisadores estrangeiros e brasileiros das áreas de comunicação (Ciseco / Pentálogo) e informática (Researcher Connect UK), respectivamente.
Com o intuito de democratizar a distribuição de recursos e contribuir com a educação e a inovação em todas as regiões do estado, a Fapeal alcançou cidades menores como Belo Monte, Cajueiro, Palestina e Pão de Açúcar, que foram visitadas pela Caravana Itinerante de Ciência e Tecnologia, que acontece todos os anos durante a Semana nacional de CT&I.
A Fapeal também apoia o intercâmbio de conhecimento e cultura, sendo uma das principais patrocinadoras do Circuito Penedo de Cinema. Os editais de Auxílio à Organização de Eventos da Fapeal ficam a cargo da Assessoria Científica de Pesquisas e Tecnologia, coordenada pelo sociólogo Daniel Alves.
O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, encontra-se no Fórum do Conselho Nacional das Faps, em Belo Horizonte, e foi representado na solenidade pela assessora de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, Juliana Khalili.