Representantes do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) apresentaram seu novo programa de pós-graduação, que contempla a área de Ciências Humanas, em reunião na manhã desta sexta-feira (22), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.
O vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto, acompanhado de outros professores, expôs detalhes ao presidente da Fapeal, Fábio Guedes, e seu diretor científico, João Vicente Lima. A instituição, que já é conhecida por seu mestrado profissional na área de pesquisa em Saúde, ampliou o seu escopo de oferta com o anúncio de um Doutorado em Direito.
O programa de doutorado interinstitucional, Dinter, será lançado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), possibilitando ao doutorando a construção de uma capacitação jurídica que o torne capaz de externar o aprendizado teórico. A área de concentração do curso será voltada ao Direito Constitucional e de Processos. Também será desenvolvida uma linha de pesquisa no âmbito do Direito da Tecnologia e Inovação.
O curso alcançou a nota 6 no conceito de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que mantém convênios em parceria com a Fundação. “Essa certificação de qualidade acadêmica amplia anda mais o interesse da Fapeal em reiterar esta parceria, com a possibilidade de concessão de bolsas”, afirmou Fábio Guedes.
O edital já se encontra disponível no site do Centro Universitário e o início das aulas está previsto para o mês de agosto desde ano. Serão ofertadas dez vagas, sendo cinco destinadas a professores do Cesmac e outras cinco para ampla concorrência. “Esta é uma área de interesse do estado de Alagoas, pois é necessária uma evolução e eficiência do Direito diante dos avanços tecnológicos”, frisou o professor Douglas Apratto.