Evento faz parte da série de facilitações presenciais e online organizadas pelo Governo de Alagoas e Sebrae, para interessados na oportunidade de inovação
Naísia Xavier – texto
Fotos: Francisco Abud
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) promoveram mais um evento presencial voltado a despertar o interesse e a capacitar participantes para o edital Startup Nordeste, uma iniciativa em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Na terça-feira (17/9), foi a vez do Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) receber uma oficina sobre construção de negócios inovadores, facilitada pela aceleradora Neo Ventures. Além do edital em si, foram apresentadas metodologias para desenvolver soluções com foco na experiência do usuário e de gestão de projetos:
“Foram discutidas temáticas como Design Thinking, como levantar hipóteses, pesquisar problemas, dicas de validação, como planejar o modelo de negócios através do Canvas e como construir um MVP, além de dicas de ferramentas gratuitas para isso”, comentou Sabrina Braga, líder de projetos da Neo Ventures, responsável pela oficina, que também teve a oportunidade de conversar com alguns dos alunos sobre as propostas que idealizaram para concorrer ao edital.
“Espero passar pela primeira fase, chegar até a última fase e colocar um dos meus projetos em prática”, comentou Ricardo Emanuel, estudante de Engenheira da Computação.
Sobre a oportunidade, o professor Francisco Abud, coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UMJ, comentou: “Fico muito feliz com o sucesso da Oficina de Startups e do Edital Startup NE. Nossos alunos tiveram a oportunidade de explorar o mundo do empreendedorismo e na oportunidade de apresentar suas ideias inovadoras no edital Startup NR. O evento reforça nosso compromisso em apoiar iniciativas que integram inovação e mercado, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro”, declarou.