Notícias

Professor Fábio Guedes recebe homenagem nos 10 anos da Pós-graduação em Geografia da Ufal

Na ocasião, o Reitor Josealdo Tonholo destacou o papel do Governo do Estado em prol da Universidade Federal nos últimos anos

Naísia Xavier/Ascom Fapeal – texto
João Monteiro/Ascom Fapeal – fotos

 

A Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado (Fapeal), na pessoa de seu diretor-presidente, professor Fábio Guedes, recebeu homenagem do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (IGDEMA Ufal), na noite desta sexta, 08/11.

A ocasião marcou o aniversário de 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia, que atualmente, conta um mestrado, e teve o novo doutorado aprovado pelo Ministério da Educação, na segunda semana deste mês de novembro.

Em sua fala, compondo a mesa de honra do evento, o professor Fábio Guedes explicou a política de editais da Fapeal, desde 2015, ressaltando a decisão tomada pelo Governo de Alagoas de incrementar o orçamento para a CT&I, política que teve continuidade e ainda maior impulso no Governo Paulo Dantas. Além disso, ele explicou o processo de democratização dos recursos da Fapeal entre as Instituições de Ensino Superior em Alagoas, e comemorou os resultados dos diversos cursos de pós-graduação da Ufal, e também da Uncisal, em relação às últimas avaliações do MEC:

“Esse resultado da Ufal, mais o resultado da Uncisal, os resultados da Uneal, isso significa que estamos deixando de exportar alagoanos, para fazer cursos lá fora, para importar gente pra fazer cursos aqui. E quando a gente tiver um pouco mais maduro, vamos começar a discutir programas de internacionalização, tanto trazer como levar professores e estudantes para o exterior, e de lá para cá”, declarou o gestor da Fapeal.

Walter Matias, Avelar Júnior, Josealdo Tonholo, Nivaneide Falcão, Fábio Guedes Gomes

O Reitor Josealdo Tonholo, também presente à ocasião, destacou a relevância do apoio da Fapeal para a provação do novo doutorado:

“Apesar das dificuldades, entre os anos de 2021 e 2023, que agora resulta nessa aprovação do doutorado em Geografia, nós temos no total mais 21 cursos de pós-graduação aprovados, cursos aumentando de conceitos, cursos novos, novos desafios aí pela frente e isso tudo só é possível graças aquilo que a gente tem de melhor, que é a nossa gente altamente qualificada. E nos últimos anos, a gente não teria conseguido avançar nos momentos mais difíceis que tivemos na nossa universidade se a gente não tivesse um Governo do Estado de Alagoas que entendesse a importância da Educação Superior, da Ciência e Tecnologia, e que nos tivesse abraçado e apoiado. Então, se de alguma forma, a gente está tendo avanços na iniciação científica, na pesquisa, na pós-graduação, no Pibic Jr e na área de inovação, e com muita força, é porque a gente teve o tempo todo o apoio do Governo do Estado de Alagoas e da Fapeal, e particularmente sob a liderança do Fábio, os avanços foram substanciais”, refletiu.

O gestor da Ufal também agradeceu ao apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), mencionando o Secretário Silvio Bulhões, pelo trabalho com o ecossistema inovador local, destacando o Centro de Inovações do Jaraguá, mencionando ainda uma outra novidade ligada à Geografia: A Ufal ganhou um escritório local do IBGE, o que poderá elevar o patamar do trabalho da universidade com dados, segundo ele.

Também homenageado na ocasião, o coordenador de pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa (Propep Ufal)mencionou que “o sonho” do doutorado foi realizado a partir de 138 dissertações de mestrado defendidas nos últimos dez anos, e mais 15 a serem defendidas nesse semestre:“O que é um trabalho em conjunto de docentes e discentes que fazem o PPGG, junto com os técnicos administrativos”, comemorou.

Solenidade

Também estiveram presentes na ocasião a vice-reitora da Ufal, professora Eliane Cavalcanti, a diretora do Igedema, professora Nilvaneide Falção, o professor Antônio Alfredo de Carvalho, o vice-coordenador do PPG, professor Avelar Santos Júnior e a professora Silvana Quintella, também homenageada, além de estudantes e demais componentes do IGDEMA.