DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Minutos da Ciência repercute a nota 5 da Uncisal no recredenciamento institucional

Programa destaca pontos do processo e explica o significado da conquista pela instituição alagoana

Deriky Pereira

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) conquistou nota 5 no processo de recredenciamento institucional. Numa escala de 0 a 5, a instituição alagoana saiu da nota 3 para a nota máxima a partir de avaliação realizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), que utiliza parâmetros definidos pelo Ministério da Educação (MEC). A conquista foi destaque na edição de número 241 do Minutos da Ciência, publicado na última sexta (8). Clique aqui e assista conosco.

Na atração, os apresentadores explicam que, a partir do resultado desta avaliação, a Uncisal se posiciona como uma das melhores universidades do país. “E esse processo de recredenciamento institucional é responsável por analisar a formação ofertada pelas instituições de ensino superior no Brasil, considerando critérios como a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, explicam os apresentadores.

No processo de recredenciamento institucional, são avaliados pontos como a estrutura física, políticas estudantis e pedagógicas, bibliotecas, quadro de pessoal, acessibilidade e atendimento à legislação. Foi a soma desses quesitos avaliados que fez a instituição alagoana avançar dois pontos na média final, algo incomum em avaliações institucionais, mas conquistado pela Uncisal, o que é motivo de orgulho para toda a comunidade universitária e para o ensino superior em Alagoas.

E o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), também celebrou a conquista. Durante o programa, o diretor-presidente do órgão, professor Fábio Guedes, destacou a importância dos investimentos recebidos pela instituição nos últimos anos: “O governo Paulo [Dantas] tem investido incessantemente na Uncisal nos últimos anos através de sua reestruturação física e modernização. E a Fapeal e a Secti têm sido incentivadas pelo governador a continuarem investindo e fomentando o desenvolvimento científico e tecnológico da instituição”, contou.

O gestor destacou também que o conceito alcançado pela Uncisal pode atrair ainda mais estudantes, fortalecendo a instituição e, consequentemente, o ensino superior de Alagoas. “Esperamos que esse conceito atraia ainda mais estudantes para a instituição e que possamos formar quadros ainda mais qualificados para prestação de serviços e contribuir com a área da saúde no estado”, celebrou Fábio Guedes.

O reitor da Uncisal, professor Henrique Costa, celebrou a exibição do programa: “Não se atinge o topo numa missão dessa envergadura, sem muitos apoios! Nosso agradecimento ao governador Paulo Dantas, à Fapeal – através do presidente Fábio Guedes – e também agradecemos a Secti com nosso querido secretário Silvio [Bulhões] por acreditarem em nosso potencial. Hoje somos nota máxima e dividimos essa alegria com todos vocês”, concluiu.

Leia mais sobre a nota 5 da Uncisal aqui.