DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Minutos da Ciência fala sobre o que fazer em caso de picada de escorpião

Programa mostra ainda locais em que o animal mais pode ser encontrado, saiba detalhes

Deriky Pereira

Foto: Reprodução/Internet

A edição 262 do Minutos da Ciência, publicada nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista na última sexta-feira (7) inicia uma minissérie especial sobre os cuidados que devemos ter com relação aos escorpiões. Neste primeiro episódio, o programa repercute um relato feito pela apresentadora Ana Maria Braga, que revelou ter sido picada por um escorpião em sua fazenda, em São Paulo.

“Antes, é preciso dizer que os escorpiões preferem locais quentes e mais úmidos e precisam de quatro elementos para sobreviver em qualquer lugar: alimento, água, abrigo e acesso. O lixo atrai baratas, o alimento deles; e quanto à moradia e o acesso eles geralmente buscam entulhos e entram em redes de esgoto, tubulações de água e de energia, ambientes mais escuros e úmidos, por exemplo”, explicaram as apresentadoras Tárcila Cabral e Eloísa Ferreira.

Acidentes com escorpiões podem ser leves, moderados ou graves. E, em seres humanos, o veneno pode afetar o sistema nervoso, causando muitas dores no local da picada, como aconteceu com Ana Maria Braga, e essas dores são sentidas imediatamente após o ataque. Por isso, a primeira coisa a se fazer é lavar o local com água e sabão, seguida de compressa de água quente para aliviar a dor.

Clique aqui e confira o programa na íntegra.