DestaqueMinutos da CiênciaNotíciasRevista

Minutos da Ciência mostra como você sabe onde a cama termina para não cair enquanto dorme

Resposta pode ser encontrada no tônus muscular que o corpo mantém ativo durante fases do sono

Deriky Pereira

Foto: Reprodução/iStock

Você já parou para pensar em como o nosso corpo sabe onde a cama termina para que a gente não caia enquanto está dormindo? Foi com essa pergunta que os apresentadores abriram a edição de número 274 do Minutos da Ciência, publicado na sexta-feira (21), nas redes sociais de Fapeal e de Fapeal em Revista.

A resposta está no tônus muscular, que o corpo mantém ativo durante algumas fases do sono e essa é a mesma habilidade que sustenta nossa postura quando estamos acordados, sem que isso exija um esforço ou movimento consciente. “Esse tônus é mantido no sono leve quando o corpo percebe alguns desconfortos – o que nos faz trocar de posição – e o limite da cama, o que nos impede de cair”, explicou a apresentadora Karla Mendonça.

Mas ao passo que vamos para a fase do sono REM, a mais profunda do sono como já falamos em outros programas, a capacidade de manter os músculos mais rígidos diminui e como as pessoas normalmente não movem os músculos durante o sono REM, elas ficam na mesma posição.

“Durante um sonho, até acontece uma atividade elétrica nas áreas do cérebro associadas ao movimento, mas ele inibe o envio das ordens aos músculos. É como se os neurônios inibissem a saída desse sinal já na medula, o que diminui a ativação da musculatura, permitindo ao cérebro estar numa experiência motora, mas sem ativar os movimentos”, contou a apresentadora Tárcila Cabral.

Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.