Aula especial foi ministrada pela jornalista Tárcila Cabral, mestra em Ciência da Informação pela Universidade e bolsista da Fundação
Deriky Pereira – texto e fotos

A comunicação científica, tecnológica atrelada à inovação desenvolvida pela Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi tema de uma aula especial para os estudantes do 5° período do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na noite da última segunda-feira (24). A ação foi conduzida pela jornalista Tárcila Cabral, bolsista da Fundação, e mestra em Ciência da Informação, que foi convidada pela professora Rosaline Mota. Clique aqui e veja um resumo de como foi a aula.
Durante a aula, Tárcila compartilhou diversos pontos com os estudantes, como um breve resumo da história da Fapeal, apresentou produtos desenvolvidos pelo órgão e entrou no tema da disciplina ao explicar as diferenças entre comunicação científica e divulgação científica. “A comunicação científica é mais sobre aquela produção mais formal como os papers, os trabalhos como teses e dissertações – que nós temos contato direto com elas – para fazer justamente a divulgação científica, que são as matérias voltadas para o nosso site, que é o nosso principal veículo de comunicação e divulgação científica. Tudo inicia com a matéria jornalística para o nosso site”, explicou.
Na ocasião, Tárcila também falou sobre as redes sociais da Fundação ao explicar as diferenças entre os perfis fapeal.br e fapealemrevista. “O perfil da Fapeal apresenta mais divulgações institucionais, resultados de editais, comunicados, informativos, enquanto o da Revista, que é um dos produtos de divulgação científica da Fundação, traz uma linguagem mais informal, um pouco de memes quando possível, mas sempre com foco em divulgação e popularização da Ciência”,disse Tárcila.
Foi com esse gancho que ela trouxe o Minutos da Ciência, um dos produtos desenvolvidos por ambas as equipes, Ascom Fapeal e Fapeal em Revista, ao dizer que é possível produzir atrações de divulgação científica em contextos dos mais variados.
Pandemia versus fake news, um desafio para o bom jornalismo
Tárcila recordou que o Minutos da Ciência surgiu na pandemia quando a informação científica foi posta a prova pela grande quantidade de fake news que surgia por conta da pandemia da covid-19. Disse ainda que o programa apostou nesse combate à desinformação, que rendia bons índices de audiência, mas passou a trazer conteúdos científicos dos mais variados. Ela também destacou a coluna Bora Ler com Manoella Neves, que apresenta dicas de leitura e livros dos mais variados para além da Ciência em formato mensal, produzido especialmente no perfil fapealemrevista. “Achei importante trazer para vocês e mostrar como as dicas são construídas de forma leve, descontraída e é sempre válido incentivar a leitura para todos os públicos”, completou.
A jornalista reforçou que uma das campanhas importantes feitas pela Fapeal em forma de popularização da Ciência foi a exposição que celebrou 25 anos do órgão em um shopping de Maceió, que alcançou recorde de público. “Lá em 2015 só conhecia a Fapeal quem recebia bolsa e ela era conhecida apenas dessa forma sem saber que ela era um importante órgão de fomento à Ciência, à Tecnologia, à Inovação. Mas esse momento foi superado”, contou.
Ela destacou ainda que a Fundação tornou-se um órgão reconhecido nacionalmente. “Foi um trabalho estratégico da gestão com a criação de editais e programas e outro da comunicação em divulgar esses programas, editais, estabelecendo contato com a imprensa, estreitando esses laços, então, podemos dizer que hoje superamos esse momento de a Fundação ser conhecida somente como um órgão que paga bolsas. A Fapeal, hoje é reconhecida nacionalmente inclusive pela atuação do nosso diretor-presidente, professor Fábio Guedes, que está sempre envolvido em importantes discussões no âmbito científico”, recordou Tárcila, ao citar como exemplo a 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que teve sua primeira realização em Alagoas em 2018.
Inovação e empreendedorismo
Tárcila compartilhou ainda que a Fundação também se destaca no quesito inovação e empreendedorismo. “A Fapeal hoje tem um braço de empreendedorismo que é muito forte com os editais Centelha – que para se inscrever basta ter uma ideia inovadora – e Tecnova. Temos ainda o edital Startup Nordeste, em parceria com o Sebrae Alagoas. Cabe a vocês buscarem, se tiverem interesse, e participarem dessas ações lançadas pela Fapeal. O leque da Fapeal é bem extenso”, salientou.
Como escrever uma notícia sobre pesquisa?
Tárcila finalizou a conversa trazendo dicas aos estudantes sobre o que torna a pesquisa mais interessante para a imprensa. “O primeiro ponto é o impacto social: a pesquisa resolve um problema real ou afeta muitas pessoas?”, questionou, ao trazer como exemplo um estudo sobre a leishmaniose desenvolvido pela pesquisadora Camila Dornelas, no Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS-AL).
Ela citou ainda outros temas como a inovação, a aplicabilidade da pesquisa e ainda a curiosidade pública – neste, trouxe como exemplo a empreendedora que criou a primeira patente de pasta americana sem açúcar para fazer um bolo para sua mãe que era diabética. “São matérias que vão trazer esse apelo social para que as pessoas queiram ver nos portais, na imprensa e etc.”, finalizou Tárcila.