Livros integram a Coleção Caralâmpia, da Editora Matriz, e foram lançados recentemente em evento em Maceió
Deriky Pereira

A última sexta-feira, dia 18 de abril, além de sexta-feira santa, foi o Dia Nacional do Livro Infantil. Pensando nisso, a coluna Bora Ler com Manoella Neves apresenta uma edição especial trazendo livros que homenageiam a cultura, a história e às tradições alagoanas: O Sertão Iluminado, A Mulher da Capa Preta e O Rato da Sacristia.
Em “O Sertão Iluminado”, Maryana Damasceno conta a história de João, que tinha medo do escuro. De noite, esperava seu avô acender o lampião. Com a chegada de Delmiro Gouveia veio a primeira hidroelétrica do Nordeste e o desassossego com a escuridão ficou com os dias contados, para alegria de João.
“O Rato da Sacristia”, por sua vez, é história alegórica sobre regras e limites na infância. No livro, Ledo Ivo conta a história de um ratinho muito guloso e irrequieto que morava numa sacristia, nenhuma ratoeira o pegava e a paciência do padre e do sacristão ele testava.
Por fim, “A Lenda da Mulher da Capa Preta”, de Carol Almeida, narra a história da Vó Maria, que conta para seus netos, Alfredo e Amara, uma das mais famosas lendas urbanas de Maceió.
“O Sertão Iluminado, A Lenda da Mulher da Capa Preta e O rato da sacristia são alguns dos títulos infantis que compõem a Coleção Caralâmpia, lançada recentemente pela Editora Matriz, e que conta com 26 livros infantis, participação de 22 autores e 9 ilustradores”, explicou Manoella Neves.
Clique aqui e confira o episódio completo.