Instituição cede auditório e recebe visita de deputado
Na manhã desta terça (3/2), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) hospedou a reunião mensal do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco-AL). A iniciativa existe no estado desde 2008, fruto da ação conjunta da sociedade civil local e de instituições públicas que, mediante Termo de Compromisso de Cooperação, operam no combate à corrupção em âmbito estadual.
A cada mês a reunião ordinária do Focco é abrigada em uma diferente instituição pública. A Fapeal abriu suas portas em apoio à política de transparência. De acordo com o presidente da Fundação, Dr Fábio Guedes, “a luta contra a corrupção é uma agenda a ser reforçada em Alagoas. A pesquisa nesta área compõe todo um universo e a Fapeal está aberta a avaliar o mérito técnico e científico de trabalhos que se voltem para o tema”.
Representatividade
Entre os presentes na reunião, estava o deputado estadual Rodrigo Cunha, que reforçou a concepção desta parceria, propondo lançar estratégias que apoiem a coordenação do projeto em sua dinâmica. “Um dos meus principais objetivos é buscar a transparência como forma de prevenção à corrupção, contando com o apoio das instituições que desejem somar forças neste combate”, frisou.
Na ocasião, foram pontuadas ações do fórum executadas com sucesso, a exemplo do Dia Internacional Contra a Corrupção, realizado no fim de 2014, em Arapiraca, e os projetos em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado cobrando mais transparência nas ações dos municípios e da Assembleia Legislativa de Alagoas.
Também enviaram representantes à reunião a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Procuradoria da República em Alagoas, a Controladoria Geral da União, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público de Contas, o Tribunal de Contas da União em Alagoas, a Polícia Federal, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, a Secretaria Municipal de Controle Interno, o Sindicato dos Jornalistas, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas e o Instituto Silvio Viana.
Saiba mais sobre o FOCCO-AL