Notícias

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação recebe gestores da Fapeal

Equipe da Fapeal e Ministro de MCT&I, o alagoano Aldo Rebelo
Equipe da Fapeal e Ministro de MCT&I, o alagoano Aldo Rebelo

Assuntos diversos de interesse da comunidade científica alagoana estiveram na pauta

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, foi recebido pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e por outros gestores e assessores da área em visita a Brasília. O chefe de gabinete, Rômulo Sales, e o diretor de Controle e Desenvolvimento Institucional da fundação, Georginei Neri, acompanhavam o presidente.

Na pauta, a renovação de convênios da Fapeal com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência ligada ao MCTI, e repasses pendentes do CNPq para o Estado de Alagoas, referentes a 2014. A demanda foi apresentada ao ministro e outra reunião deverá ser marcada com o novo presidente da agência, Hernan Chaimovich, que tomava posse no mesmo dia.

Outro assunto tratado, desta vez com o diretor do Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS/MCTI), Alexandre Maduro Abreu, foi o delineamento de parcerias e projetos para acompanhamento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas de Alagoas.

Também foi apresentada pela Fapeal a Rebelo a necessidade da extensão da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para atender a todos os campi da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O ponto de presença da rede, chamado de PoP-AL, é abrigado pela fundação e atende a diversas instituições.

O ministro recebeu, ainda, a proposta do III Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), a ser realizado em Alagoas, em junho, e comprometeu-se a avaliar as possibilidades de o MCTI contribuir com a realização do evento. A visita ao Ministério aconteceu na semana passada.

“O encontro foi bastante proveitoso e importante para estreitarmos relações logo no início da gestão. Este é um ano muito importante para nós, cheio de desafios, e precisaremos de todo apoio possível para cumprir nossas metas”, disse Guedes, que informou ter convidado o ministro para as comemorações dos 25 anos da Fapeal, em setembro próximo.